BNews Pet

Papagaio como pet? Confira os cuidados básicos que você deve ter com a ave

Foto Ilustrativa/Pexels
Papagaios como pet exigem cuidados e atenção do dono, como qualquer outro animal  |   Bnews - Divulgação Foto Ilustrativa/Pexels

Publicado em 15/08/2022, às 11h40   Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de serem mais comuns, cães e gatos não são os únicos animais que podem ser pets. Aves como papagaios também podem ser boas companhias para os humanos, e há quem ame assumir o papel de pai ou mãe desses pássararos. Porém, justamente por não serem os pets mais populares, algumas pessoas ainda não sabem os cuidados básicos que devem ter com esse animal. 

Em entrevista ao BNews, o médico-veterinário Fernando Oliveira listou quatro coisas que você deve saber se já tem um papagaio em casa ou planeja ter essa ave como pet:

1 - Vermifugação 

Você já deve ter ouvido falar em vermifugar cães e gatos, mas sabia que o papagaio também precisa desse cuidado especial? Os pássaros, principalmente, aqueles que serão mantidos a maior parte do tempo em gaiolas, não têm contato com ambientes diferentes e não costumam cheirar fezes de outros animais, por exemplo, porém, eles precisam passar pela vermifugação a cada seis meses ou o tempo estipulado pelo médico-veterinário.

2  - Alimentação

É importante que o tutor fique atento à dieta nutricional do animal. Fernando alertou que é um erro grave oferecer alimentos como leite, café e chocolate para esses pets. Ele também pontuou que o uso contínuo de semestres de girassol é bastante prejudicial à saúde da ave. "Só para você ter uma ideia e fazer um comparativo, o [uso do] girassol seria a mesma coisa de um ser humano passar a vida comendo apenas chocolate. Eles [os pássaros] gostam, mas isso causa danos severos no papagaio", afirmou.

A situação é tão grave que dá para notar na pelagem do animal quando ele está com excesso desse alimento no organismo. De acordo com o veterinário, quando a ave está sofrendo por ingestão contínua de girassol, ela tende a ter um aumento de mancha amarela em suas penas. 

3 - Crescimento de unhas e bicos 

Se engana quem acredita que papagaio não precisa cortar a unha e lixar o bico. As aves que ficam na natureza não costumam precisar da ajuda humana para fazer tais atividades, já que posam em árvores, por exemplo, e conseguem desgastar as unhas por conta própria. Porém, dentro de casa, Fernando Oliveira orientou que o tutor compre materiais para o pet roer.

É comum que o animal passe a roer as coisas dentro de casa, se não tiverem seu próprio material para que ele desgaste a unha e o bico. 

4 - Espaço e locomoção 

Apesar de muitas pessoas criarem aves em gaiolas, elas precisam de espaço para se locomover. O médico-veterinário aconselhou que os donos desses pets levem o animal para um especialista para que ele avalie a possibilidade cortar as asas do papagaio, para que ele se exercite. Dessa forma, a ave não precisará ficar presa o tempo todo. 

A ação, porém, deve ser feita sob a fiscalização de um especialista para que não prejudique o animal.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp