BNews Pet

Polícia diz que não recebeu denúncia relacionada a cachorro arrastado em Sussuarana

Reprodução Vídeo
Em seu relato, o motoboy afirmou que chegou a acionar a polícia, mas que não respondeu a denúncia  |   Bnews - Divulgação Reprodução Vídeo

Publicado em 25/12/2022, às 19h34   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Militar afirmou que não houve registro de nenhuma solicitação para atender a denúncia de que um cachorro estava sendo arrastado, por um casal, em uma motocicleta, no bairro de Sussuarana, em Salvador, na noite da última quinta-feira (22).

Em imagens enviadas à redação do Bnews, pelo motoboy Luciano Junior, é possível ver o animal passando pela situação de maus-tratos. Segundo o profissional de entrega, a Polícia foi acionada por ele, mas não respondeu ao chamado.

“Eles estavam querendo abandonar o animal e não satisfeito arrastaram o cachorro como nas imagens. Tentei chamar a polícia que nada fez. Liguei para disque-denúncia, passei a placa e tudo e não sei para onde foram porque parei para chamar a polícia e eles foram sentido Hospital são Rafael”, disse o motoboy.

Em resposta a solicitação do BNews a corporação limitou-se a dizer que: “De acordo com a 48ª CIPM, não há registro de atendimento da ocorrência”.

Como denunciar maus tratos a animais

Infelizmente, alguns pets ainda são maltratados por seus tutores, que parecem não entender a real responsabilidade quando se adota um ser vivo cheio de dependências e que retribui com um amor incondicional. Em uma entrevista ao BNews Pet, a advogada especializada em Direito Processual Civil e em Direito Material e Processual do Trabalho, Adriane Bosak, destacou a importância de provar as acusações. "Toda pessoa que tiver conhecimento de ocorrência ou indício de maus-tratos pode realizar a denúncia aos órgãos anteriormente mencionados, inclusive, de forma anônima. É interessante que o denunciante, sendo possível, faça provas sobre os fatos", afirmou Bosak.

Leis e prisão

No Brasil, a conduta de maus tratos aos animais é crime, e o acusado pode ser preso. "Sendo confirmado o crime de maus-tratos, pode haver condenação à pena de reclusão de 3 meses a 1 ano e multa. Contudo, quando se tratar de cão ou gato, a pena de reclusão passa a ser de 2 a 5 anos, multa e proibição de guarda. As penas ainda podem ser aumentadas em até 1/3, se ocorrer a morte do animal", explicou a especialista.

Animais em situação de abandono

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, apenas no Brasil, aproximadamente 30 milhões de cães e gatos são abandonados. Por isso, foi criado o Dezembro Verde, uma iniciativa de conscientização e luta contra o abandono e os maus-tratos dos animais, contato com o apoio de organizações de proteção animal. Através de ações educativas, a sociedade reflete sobre a importância do animal de estimação e da guarda responsável, garantindo o bem-estar de todos.

População pet no Brasil

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o Brasil possui a maior população pet no undo, com 149,6 milhões de animais de estimação. Da mesma maneira que há o interesse em ampliar a família com os pets, o abandono e os maus-tratos seguem sendo uma realidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp