BNews Pet

Vídeo: Na garupa de moto, mulher arrasta cachorro em Salvador

Reprodução / Vídeo
Esse ato de crueldade foi registrado por outro motoboy que passava pela região  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Vídeo

Publicado em 23/12/2022, às 11h45 - Atualizado às 11h45   Cadastrado por Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

Um cachorro foi arrastado por um casal que estava em uma mot, no bairro de Sussuarana, em Salvador. Esse ato de crueldade foi registrado por um motoboy que passava pela região. Ao perceber as cenas de maus-tratos, o responsável pelas imagens questionou o dono do cachorro: “Vai matar o cachorro? Vou arrastar você também”. Nas imagens, o animal parece estar bastante cansado.

Ao BNews, o autor do vídeo, Luciano Júnior, afirmou que o caso ocorreu por volta das 23h, na quinta-feira (22). Em seu relato, o motoboy afirmou que chegou a acionar a polícia, mas que não respondeu ao chamado.

“Eles estavam querendo abandonar o animal e não satisfeito arrastaram o cachorro como nas imagens. Tentei chamar a polícia que nada fez. Liguei para disque-denúncia, passei a placa e tudo e não sei para onde foram porque parei para chamar a polícia e eles foram sentido Hospital são Rafael”, disse o homem.

Não há informações sobre o estado de saúde do animal, nem se o caso foi registrado em uma delegacia.

Como denunciar maus tratos a animais
Infelizmente, alguns pets ainda são maltratados por seus tutores, que parecem não entender a real responsabilidade quando se adota um ser vivo cheio de dependências e que retribui com um amor incondicional. Em uma entrevista ao BNews Pet, a advogada especializada em Direito Processual Civil e em Direito Material e Processual do Trabalho, Adriane Bosak, destacou a importância de provar as acusações. "Toda pessoa que tiver conhecimento de ocorrência ou indício de maus-tratos pode realizar a denúncia aos órgãos anteriormente mencionados, inclusive, de forma anônima. É interessante que o denunciante, sendo possível, faça provas sobre os fatos", afirmou Bosak.
Leis e prisão
No Brasil, a conduta de maus tratos aos animais é crime, e o acusado pode ser preso. "Sendo confirmado o crime de maus-tratos, pode haver condenação à pena de reclusão de 3 meses a 1 ano e multa. Contudo, quando se tratar de cão ou gato, a pena de reclusão passa a ser de 2 a 5 anos, multa e proibição de guarda. As penas ainda podem ser aumentadas em até 1/3, se ocorrer a morte do animal", explicou a especialista.

Animais em situação de abandono

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, apenas no Brasil, aproximadamente 30 milhões de cães e gatos são abandonados. Por isso, foi criado o Dezembro Verde, uma iniciativa de conscientização e luta contra o abandono e os maus-tratos dos animais, contato com o apoio de organizações de proteção animal. Através de ações educativas, a sociedade reflete sobre a importância do animal de estimação e da guarda responsável, garantindo o bem-estar de todos.

População pet no Brasil

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o Brasil possui a maior população pet no undo, com 149,6 milhões de animais de estimação. Da mesma maneira que há o interesse em ampliar a família com os pets, o abandono e os maus-tratos seguem sendo uma realidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp