BNews Pet

Saiba quais alimentos cães e gatos não podem comer

Pexels
Alimentos que fazem bem aos humanos, como alguma fruta, podem ser proibidos para alguns animais  |   Bnews - Divulgação Pexels

Publicado em 13/11/2022, às 10h49   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Chocolate, carne crua ou mal cozinhada, atum, salmão, leite, alimentos salgados e até ossos ou espinhas encabeçam a lista de alimentos proibidos para cães e gatos. Até porque alimentos que fazem bem aos humanos, como alguma fruta, podem ser proibidos para alguns animais. As uvas, mesmo que sejam passas, são um desses exemplos.

A médica veterinária Joana Prata, especialista em nutrição, explica alguns alimentos são extremamente nocivos. Ela ressalta que geralmente os proibidos para os cães são os mesmos que gatos não devem ingerir. Contudo, salienta Joana, estes últimos “são mais esquisitos com a comida”. Os cães, por outro lado, “comem tudo e mais alguma coisa e estão mais sujeitos às intoxicações alimentares”, acrescenta.

Para os donos que habitualmente dão a sua comida aos animais, é preciso ter atenção ao alho e à cebola, dois dos alimentos tóxicos que fazem com que diminuem as defesas dos animais. Para os mais gulosos, nada de doces. Em vez disso apostem nas frutas e vegetais como as maçãs ou as cenouras, ovos ou nas “vísceras dos animais, como o fígado ou os rins que são muito nutritivas se forem dadas com moderação”, explica a veterinária.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp