BNews Pet

Relatório aponta que animais podem ser beneficiados com uso medicinal da cannabis

Nelson Duarte/Prefeitura do Rio
Uso da cannabis para animais ainda não foi regulamentado no Brasil  |   Bnews - Divulgação Nelson Duarte/Prefeitura do Rio

Publicado em 18/07/2022, às 15h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A terapia canabinoide para animais tem ganhado defensores na ciência e entre os tutores. Segundo dados de um relatório inédito da startup Kaya Mind publicado no Estadão, cerca de 550 mil cães e gatos poderiam ser beneficiados pelo tratamento à base de óleo de maconha no Brasil.

O tratamento seria aplicado em enfermidades como dor crônica, epilepsia, ansiedade, osteoartrite e até câncer. De acordo com dados exclusivos do relatório inédito sobre cannabis e mercado pet, realizado pela Kaya Mind, entre 1998 e 2021, houve um aumento de 492% nas publicações científicas no mundo sobre o tema. Em 2018, um estudo da Universidade de Cornell, em Nova York, foi pioneiro e gerou resultados significativos para a área, ao abordar o uso de óleo de canabidiol para cachorros com osteoartrite. 

No Brasil, a prescrição de cannabis para pets é proibida pela Anvisa. A substância só pode ser receitada por médicos e dentistas. Contudo, veterinários têm utilizado uma brecha na lei, que permite a esses profissionais a utilização da farmacopeia humana, incluindo remédios controlados como a morfina -- e a cannabis --.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp