BNews Pet

Resultado de DNA põe fim em mistério sobre origem de filhote diferente; saiba conclusão

Reprodução/Facebook/For Fox Sake Wildlife Rescue
Resultado de DNA revela origem de filhote resgatada nos EUA  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Facebook/For Fox Sake Wildlife Rescue
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 07/06/2023, às 11h35


FacebookTwitterWhatsApp

Um filhote misterioso tirou o sono dos funcionários de um abrigo de animais, em Tennessee, nos Estados Unidos, por ser bastante diferente a ponto de não ser identificado. O animal foi resgatado pela moradora da região, Tory Chang, que o encontrou em uma área rural.

O animal estava preso na lama e parecia indefeso, então, Tory soube que não poderia seguir viagem sem antes ajudá-lo. Quase congelando, o filhote foi resgatado e a moradora entrou em contato com o For Fox Sake Wildlife Rescue, um centro de preservação da vida selvagem para raposas, para pedir ajuda.

Resultado de DNA põe fim em mistério sobre origem de filhote diferente; saiba conclusão

Inicialmente, estava difícil identificar o animal, mas as primeiras suspeitas era de que filhote se tratava de um coiote. Contudo, as patas e caudas dele se assemelhavam a de uma raposa, o que gerou dúvidas nos funcionários.

Sem saber ao certo o que fazer, Chang levou o filhote até o centro de preservação da vida selvagem para raposas, mas a equipe julgou que ele parecia mais um coiote. Para ter certeza, eles resolveram fazer um teste de DNA e, nesse período, o animal precisou ficar em um lar temporário, já que o resgate não estava equipado para cuidar de filhotes.

Resultado de DNA põe fim em mistério sobre origem de filhote diferente

Foi decoberto que se tratava de filhote fêmea e foi chamada de Yoti. A medida que o animal crescia, aumentava ainda mais a confusão.

"Yoti, uma cachorrinha misteriosa, continua se saindo muito bem enquanto aguardamos os resultados de seu teste de DNA. À medida que ela foi ficando mais velha, seu temperamento provou ser demais para um resgate doméstico lidar", disse a página do centro de preservação no Facebook.

A fêmea começou a ficar agressiva e não conseguiram a manter em um ambiente doméstico, então ela voltou para o centro até que o resultado do DNA saísse. Nesse momento, uma aposta era feita entre a equipe especialista.

"Seu temperamento, formato da pata e vocalizações são exatamente como um cruzamento entre um coiote e um cão doméstico, mas não poderemos confirmar exatamente o que ela é até que tenhamos visto seus resultados de teste de DNA. Ela deve ter pelo menos um ancestral de cão doméstico, já que as marcas de brindle não ocorrem naturalmente em coiotes de sangue pleno”, acrescentou o post.

Quando o teste de DNA saiu, todo o mistério foi revelado e a aposta foi confirmada: Yoti é híbrido de cão doméstico com coiote. "Híbridos de cães domésticos com coiotes raramente ocorrem ou sobrevivem na natureza. Mas a vida encontra um caminho", disse.

Os genes de cães domésticos são mais distantes da linhagem de coiote, logo, a fêmea não pôde ser domesticada. Ao invés disso, ela foi levada para a reserva Walden's Puddle e, posteriormente, quando tiver idade o suficiente para se defender e viver sozinha, será solta na natureza.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp