BNews Pet

Saiba seis curiosidades sobre as orelhas dos cachorros

Ilustrativa / Freepik
As orelhas dos cachorros possuem importante papel, além da estética.  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Freepik
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 31/12/2023, às 13h06 - Atualizado às 13h15


FacebookTwitterWhatsApp

Muito além da estética, as orelhas dos cachorros possuem importantes papeis desde a questões de saúde, até a comunicação e suas habilidades sensoriais. Os formatos, tamanhos, a forma como movimenta e vários outros aspectos auxiliam no desenvolvimento dos bichinhos. Confira algumas curiosidades:

  1. Formatos

Os fatores genéticos influenciam na variedade de formatos e tamanhos das orelhas dos cães. Algumas são eretas, outras pendentes, tudo depende também de fatores adaptativos à função e ao ambiente que ele está inserido.

  1. Audição

A função comum das orelhas é extremamente aguçada. Os cães conseguem captar sons em frequências altas ou baixas, que por vezes estão além da audição humana. Além de serem sensíveis a ruídos sutis, os pets conseguem ouvir sons em distâncias maiores.

  1. Movimentação

Até a forma como movimentam as orelhas comunica. Isso porque a movimentação facilita a captação de sons em diferentes direções, graças a músculos específicos que possibilitam mover para a direção que desejam captar os barulhos.

  1. Comunicação

A comunicação não verbal também tem influência da movimentação das orelhas. Quando posicionadas para frente, apontam interesse ou alerta. Se direcionadas para trás, podem ser medo, submissão ou desconforto. Quando estão para baixo ou posicionadas relaxadas, o cão está mais tranquilo.

  1. Dobradas

Os cães que possuem as orelhas dobradas, como o bulldog inglês, possuem maiores riscos de ter infecções por conta da baixa circulação de ar. Nesses casos, é essencial uma atenção maior à limpeza e higiene das orelhas para prevenir essas doenças.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp