BNews Pet

Saiba como os animais percebem se estamos estressados

Reprodução Freepik
Os animais percebem se estamos estressados através de um cheiro do corpo humano  |   Bnews - Divulgação Reprodução Freepik

Publicado em 15/10/2022, às 16h25   Cadastrado por Catarina Alcantara


FacebookTwitterWhatsApp

Nos últimos dias, cientistas da Queen’s University, em Belfast, na Irlanda, publicaram um estudo onde afirmam que cães e gatos sentem quando seus donos estão estressados e que essa descoberta não é feita só através do comportamento dos tutores e sim do cheiro que eles liberam através dos poros. 

As amostras do suor foram conectadas as rações dos animais e os estímulos feitos para que eles pudessem apontar o pote onde estava o material da pessoa estressada.

O estudo foi publicado na Revista PLOS e baseado em processos fisiológicos criados pelo estresse psicológico produzem mudanças na respiração humana e no suor, provocando cheiros que os cachorros podem detectar com uma precisão em quase 94% das tentativas de teste. 

Em entrevista a revista Veja, autores afirmaram que “esta é uma descoberta que nos diz mais sobre a relação humano-cão e pode ter aplicações no treinamento de cães de serviço de ansiedade, sendo atualmente treinados para responder predominantemente a pistas visuais". 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp