BNews Pet

Saiba as diferentes personalidades de 5 raças de cachorro antes de adotar; confira

Ilustrativa / FreePik
Especialista explicou a importância de saber as diferentes personalidades dos pets antes de realizar uma adoção responsável  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / FreePik
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 27/09/2023, às 15h40


FacebookTwitterWhatsApp

Durante a pandemia, diversas pessoas decidiram que era hora de abrigar um novo bichinho de estimação. Entretanto, após esse periodo, cerca de 185 milhões de animais foram resgatados por organizações não governamentais, e 40% dos pets foram abandonados, segundo dados do Instituto Pet Brasil.


Muitos tutores não assumem a seriedade que um animal traz para um lar, sem se ater a o que ma adoção responsável significa, e a importância de saber a personalidade do cachorro, para que não acontecem conflitos e que o pet não acabe desamparado.


Thiago Teixeira, diretor-geral do Nouvet, um centro veterinário hospitalar em São Paulo, explicou a importância de levar todos esses detalhes antes de realizar a adoção. “A adoção responsável leva em consideração não apenas a raça, mas também as características individuais comportamentais do cão, o estilo de vida do tutor e a disposição de oferecer os cuidados necessários, que vão desde a alimentação e consultas médicas até amor e carinho para oferecer a melhor vida possível ao novo membro da família”, concluiu.


O especialista também detalhou o comportamento e personalidade de algumas das raças mais queridas pelos brasileiros, para que os futuros possíveis tutores entendam as necessidades dos animais. 


Conheça as raças:


Sem raça definida (SRD)

pixabay

Os cachorros sem raça definida,conhecidos popularmente como vira-latas, são cãezinhos de diferentes formas, tamanhos e personalidades, o que torna os pets perfeitos para diferentes tipos de tutores. O animal possui uma adaptabilidade, lealdade e personalidades únicas, além de serem excelentes companheiros.


Shih-tzu

pixabay

Os cãozinhos da raça shih-tzu são conhecidos por serem carinhosos e possuem um porte pequeno. Os pets são ótimos para quem procura um animal de estimação mais tranquilo, sendo ideal para tutores que podem oferecer mais tempo e afeto para o cão.


Labrador

pixabay

O labrador é um cão conhecido pelo comportamento amistoso, sociável e extremamente ativo, que o destaca como uma ótima opção para pessoas mais ativas e para a companhia de crianças, por ser um animal mais paciente.

Buldogue francês

pixabay

O buldogue francês é um cão de personalidade carinhosa e descontraída. Os pets não são muito ativos, o que os torna ideal para pessoas que vivem em espaços menores, como apartamentos, e que são não tem tanta disponibilidade para outras atividades devido a rotina.


Border Collie

pixabay

O cachorros da raça são conhecidos por serem extremamente inteligentes e igualmente energéticos. Os border collies são cães ativos e atléticos, o que é preferível para tutores que pratiquem atividades fisicas ao ar livre, incluindo o animal.


Thiago destaca a importância de se ater a esses fatores antes de realizar a adoção, para evitar a devolução ou até mesmo o abandono do animal, que é considerado um crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98.

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp