BNews Pet

Saiba por que gatos siameses mudam de cor

Reprodução / Freepik / Arthur Hidden
Saiba qual mutação causa mudança de cor nos pelos dos gatos siameses  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Freepik / Arthur Hidden
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 05/11/2023, às 21h00 - Atualizado às 21h00


FacebookTwitterWhatsApp

Uma raça facilmente conhecida pela sua coloração, os gatos siameses tem um motivo especifico para suas mudanças durante o crescimento.  A mutação genética do Himalaia influência na cor da pelagem e na sensibilidade à temperatura que resulta nessas alterações de cores.

De acordo com o site Mega Curioso, a mutação atinge a produção de melanina nas áreas mais quentes do corpo dos gatos. Os felinos nascem com uma temperatura normal, de cerca de 38º C. Entretanto, após seu nascimento, as partes quentes do corpo produzem quantidade menor de melanina, deixando as partes claras, enquanto as áreas frias produzem mais, deixando as regiões mais escuras.

Os siameses nascem brancos e com o passar do tempo os pelos desenvolvem cores nas regiões como cauda, patas, orelhas e rosto, locais considerados mais quentes. Em aproximadamente duas semanas, os tons escuros surgem e com cerca de um mês, a cor final dele define.

Ainda segundo o site, as cores tradicionais dos siameses incluem seal point, blue point, chocolate point e lilac point, cada uma exibindo variações no contraste entre as partes escuras e claras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp