BNews Pet

Saiba três coisas que você não pode fazer com seu pet após vacinação

Otávio dos Santos/Secom
Veterinário irá explicar como você deve agir com o seu pet após vacinação  |   Bnews - Divulgação Otávio dos Santos/Secom
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 19/10/2022, às 06h00 - Atualizado às 06h05



O processo pós-vacina é um momento de autocuidado que temos com a nossa saúde, e isso não é diferente para os gatos e cachorros. Assim como temos reações adversas à vacinação, além do local da injeção ficar dolorido, nossos amigos de quatro patas também acabam passando pela mesma situação. Em uma entrevista ao BNews, o médico-veterinário Fernando Oliveira, dá três dicas para cuidar do bem estar do nosso pet após a vacinação. Confira:

1- Não dar banho no pet após aplicar vacina

Seu companheiro de quatro patas não deve tomar banho após a vacinação. Mas você sabe o por quê?  Quando um humano toma vacina, o local da aplicação fica machucado. Pois saiba que nos animais não é diferente. Após o banho, o pet geralmente precisa ser secado e escovado, o que vai acabar machucando o local que o imunizante foi aplicado.

“A vacinação é uma aplicação com uma agulha, que agrediu a pele, para inocular um produto que vai em uma temperatura baixa, porque a vacina tem que ter a temperatura até no máximo 8°, e isso pode causar uma reação dolorosa”, aconselha Oliveira.

2- Não carregar o cachorro depois de vaciná-lo

O médico também afirma que é de suma importância não mexer muito no animal que foi vacinado, já que o local está sensível e o toque excessivo pode causar dores. "Evitar estar brincando, evitar ficar carregando, evitar ficar apertando o filhote ou o animal após a vacinação porque pode ficar dolorido", alerta.

3- Não dar nenhum medicamento ao pet após ele ser vacinado

O especialista também reforça que a utilização de medicamentos pode acabar baixando a imunidade do animal. Além disso, ele alerta que o tutor do animal deve estar atento às vacinas que podem ser tomadas simultaneamente.

"Não se deve fazer uso de qualquer medicamento que venha suprimir a imunidade do animal. E tem que acompanhar para ver quais vacinas podem ser feitas juntas, porque existem vacinas que tem um poder de estimular mais o sistema imunológico, e aí ela desvia a atenção dela para outas", diz o veterinário.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp