BNews Pet

Semana Santa: Cães podem comer frutos do mar? Especialista explica

Pexels por Pixabay
Tutores devem ficar atentos a alimentação dos pets na Semana Santa  |   Bnews - Divulgação Pexels por Pixabay

Publicado em 07/04/2023, às 06h00 - Atualizado às 06h00   Cadastrado por Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

A carinha de "pidão" dos doguinhos podem ser irresistível para muitos tutores e nesse período de semana santa, com comidas típicas, isso pode ser bastante perigoso para o animal. Para que os donos não passem por nenhum problema com seus bichinhos, a médica-veterinária, especialista nutrição, Shelly Oliveira explicou o que pode e o que não pode dar aos peludos.

Frutos do mar

As refeições a partir desta sexta-feira (7) deve ser repleta de peixes e outros tipos de frutos do mar. Shelly afirmou ao BNews que não tem problema os pets comerem esse tipo de comida, porém, há ressalvas no preparo.

Se a receita levar temperos e alimentos que não são permitidos para os animais, como cebola, cebolinha, noz-moscada, azeite de dendê, dentre outros, esse animal não poderá comer. Contudo, se o dono fizer peixe no forno com temperos permitidos para os pets não tem problema em dar um pedaço aos animais.

Outra ressalva é a rotina do animal. Se o cão não estiver acostumado a ingerir esses tipos de comidas e o alimento for "dado de forma brusca", ele poderá ter um "quadro de gastroenterite, que é vômito acompanhado de diarreia".

Chocolate nem pensar!

Não é novidade que os chocolates são altamente tóxicos para os animais. O BNews Pet já comentou o assunto e explicou os motivos dos donos ficarem bastante atentos nos pets para que eles não comam essas guloseimas de jeito nenhum. Veja matéria completa aqui.

Por muita gente ainda insistir em dar chocolate ao animal, a médica-veterinária insistiu na explicação de que "não pode dar nem um pedacinho" ao amigo de quatro patas. Caso o animal coma esse alimento, mesmo em pequena quantidade, é importante ressaltar que ele, possivelmente, será intoxicado. "Ele pode vômito, diarreia e quadros neurológicos", refoçou a médica-veterinária.

Meu pet comeu algum alimento proibido. O que devo fazer?

Shelly foi direta ao falar sobre ingestão dos alimentos tóxicos e aconselhou que o tutor deve "correr para um hospital 24h, para um pronto atendimento, porque em casa ele não vai conseguir fazer nada. O dono vai precisar de um suporte".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp