BNews Pet

Especialista compartilha lista com oito alimentos tóxicos para cães; confira

Reprodução/Pixabay
Dentre os alimentos tóxicos para cães estão abacate e chocolate  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 28/09/2022, às 10h33   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

É normal que os tutores queiram compartilhar sua comida com seus cãezinhos de estimação, porém, isso deve ser feito com cautela. Alguns alimentos podem ser seguros e até saudáveis para o animal, porém outros podem afetar seriamente a saúde do cachorro.

Os especialistas de cães da Battersea Cats and Dogs Home fizeram uma lista com alimentos que os donos de cães não devem fornecer aos seus pets. "Se consumidos, mesmo pequenas quantidades desses itens podem ser fatais, então sempre aja imediatamente e leve seu cão ao veterinário", orientou a instituição, de acordo com o The Mirror.

1. Abacate

Muitas pessoas amam comer abacates, seja puro ou em saladas e sanduíches. Porém, esse alimento deve ser limitado ao consumo do tutor apenas, pois pode ser venenoso para o cão. Segundo os especialistas, o abacateiro possui uma substância chamada persina que pode causar vômitos e diarreia em cachorros.

2. Adoçante artificial (Xilitol)

O uso de adoçante pode ser até indicado para as pessoas como uma tentativa de alimentação saudável, porém se o cão digere alimentos açucarados, pode entrar em hipoglicemia, relacionado à insuficiência hepática e distúrbios de coagulação do sangue. Os tutores devem ficar atentos aos rótulos dos alimentos.

3. Espiga de milho

Bastante comum para os humanos, esse alimento é muito perigoso para o pet, pois pode causar bloqueio no intestino.

4. Chocolate

Os cães podem ficar em alvoroço para comer um pedacinho de chocolate, mas os especialistas aconselham a não estimular esse consumo. O chocolate contém um estimulante chamado teobromina, que é tóxico para cachorro e pode causar insuficiência renal.

O chocolate preto deve ser especialmente evitado.

5. Ossos cozidos

Muita gente acredita que dar ossos é bom para os cães, porém devem ficar atentos: ossos crus são bons para mastigas, mas os ossos cozidos podem lascar, causar constipação ou perfurar o intestino, o que pode ser fatal.

6. Nozes de macadâmia

Esse é o principal alimento que o cachorro não deve consumir. Ele apresenta uma toxina que pode afetar os músculos e o sistema nervoso do animal, resultando em fraqueza, membros inchados e respiração ofegante, segundo os especialistas .

7. Cebola, alho e cebolinha

De qualquer forma (crua, cozida, seca, em pó), a cebola é tóxica para cães e deve ser evitada. Os animais que ingerirem esse alimento podem apresentar irritação gastrointestinal e danos nos glóbulos vermelhos. Os sintomas podem aparecer alguns dias depois da refeição.

8. Uvas e passas

Esses alimentos também podem causar graves danos à saúde dos cachorros. O ingrediente ativo que causa a toxina ainda é desconhecido, mas deve ser evitado. O cão que ingerir pode ter problemas no fígado e insuficiência renal.

Caso os cães tenham ingerido algum desses alimentos, a orientação é que ele seja levado, imediatamente, a uma consulta com um médico-veterinário.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp