BNews Pet

Quantas vezes o cachorro deve comer ao dia? Saiba o que diz a ciência

Reprodução
Antes de adicionar ou retirar alimentos da dieta do cão, o veterinário deve ser consultado  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 05/05/2022, às 11h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Tutores precisam se atentar à alimentação dos animais de estimação se querem garantir longevidade aos peludos. Da mesma forma que os humanos têm cuidado com o que consomem, os pets também precisam dessa atenção sobre o que comem e quantas vezes é necessário porcionar a ingestão de alimentos por dia. Na composição alimentar dos doguinhos é preciso ter proteínas, fibras, cálcio, carboidratos e vitaminas minerais.

De acordo com o site Semana, a Cátedra de Animais e Sociedade da Universidade Rey Juan Carlos, na Espanha a orientação é escolher um alimento nutricionalmente equilibrado, natural e com ingredientes selecionados para a idade do animal. É importante levar em consideração também a idade, o tamanho e as exigências de atividade física, na hora de escolher a refeição canina. Além disso, é necessário saber a quantidade necessária de comida que eles precisam por dia e de que forma fracionar a oferta para que a saúde do animal seja preservada.

Leia mais:

Casal se separa, divide guarda de cachorro e surpreende web com valor de pensão: “Tá melhor que eu”; assista

Pastor alemão quer “ajudar” em faxina e briga por vassoura; assista

Dono assusta pit bull durante discussão e animal se surpreende; assista

O portal especializado em saúde domiciliar, Hogarmania , explicou quantas vezes por dia o animal pode comer dependendo de sua condição:

  •  Filhotes: até quatro meses recomenda-se que a ração seja dividida em quatro refeições diárias. Após quatro meses, recomenda-se baixá-lo para três. Quando o filhote tiver entre seis e 12 meses, a ração deve ser reduzida novamente para duas vezes ao dia.
  • Cães adultos: um cão saudável que atinge a fase adulta deve dosar sua ração em duas porções diárias. De manhã e à noite. 
  • Cão sénior: um cão é considerado velho ou idoso quando tende a reduzir a sua mobilidade e, portanto, a capacidade do seu intestino também é reduzida. É aconselhável aumentar as porções para três vezes diárias.

É importante sempre seguir as recomendações do veterinário sobre qual ração oferecer e a quantidade ideal por dia. Por exemplo, os chihuahuas devem comer até cinco vezes ao dia para manter seus níveis de glicose estáveis.

Uma opção para saborizar as rações e, ao mesmo tempo, potencializar os nutrientes da refeição é oferecer alguns alimentos humanos que são permitidos para os cães.

1. Frango cozido: Frango cozido ou assado junto com comida normal pode adicionar sabor e proteína extra à dieta do animal. Por outro lado, pode funcionar como um substituto para as refeições quando você ficar sem ração.

2. Queijo: segundo o portal especializado, o queijo é uma guloseima saborosa para os cães, desde que não sejam intolerantes à lactose. No entanto, deve ser uma pequena porcentagem. Por outro lado, é necessário verificar a reação do cão, além do nível de gordura, pois é melhor dar a ele um com baixo teor de gordura.

3. Cenoura: a cenoura é um bom alimento para os dentes do cão, é baixa em calorias e rica em fibras, vitamina A e antioxidantes, por isso proporciona benefícios à saúde do animal.

4. Iogurte: este produto é rico em cálcio e proteínas, por isso é bom para os peludos; no entanto, escolha um iogurte que não contenha adoçantes artificiais ou açúcares adicionados. Iogurtes podem ajudar a melhorar a digestão do cão.

5. Salmão: Além de ser uma boa fonte de proteína, é rico em gorduras saudáveis ​​como o ômega 3, responsável por manter a pelagem do cão saudável e brilhante. Além disso, fornece vitaminas que melhoram o sistema imunológico do cão. Segundo os especialistas, esse alimento deve ser fornecido cozido, o óleo pode ser adicionado junto com o alimento e até a pele do peixe.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp