BNews Pet

Será que cachorros e gatos conseguem reconhecer outros bichos e sons da televisão?

Engin Akyurt/Unsplash
Gatos não somente assistem como interagem com a tela, dependendo do que estiver passando  |   Bnews - Divulgação Engin Akyurt/Unsplash

Publicado em 01/12/2021, às 12h40   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Será que os animais conseguem assistir televisão? Bem... Muitos tutores afirmam que seus pets acompanham a programação da TV. Outros, dizem que eles não dão a mínima importância. O que leva muita gente a se perguntar se, de fato, os pets estão entendendo o que está se passando na telinha.

Cães e gatos têm uma forma diferente de enxergar o mundo. Eles não veem cores brilhantes da mesma forma que os seres humanos, no entanto, são capazes de notar a movimentação com muito mais precisão. Os gatos, por exemplo, são mais adaptados para ambientes com pouca luz, para que possam caçar no escuro.

Os cães enxergam de forma um pouco mais parecida, sendo que os olhos deles têm um canal a menos para transmitir as cores do que os olhos humanos, de forma mais clara: os cães têm visão dicromática, enquanto os humanos têm visão tricromática. 

Os cães enxergam uma gama de cores entre tons de azul, amarelo e verde opacos. Com as televisões atuais sendo exibidas — geralmente — a 60 Hz, as pessoas enxergam como um movimento fluído, mas os cães e os gatos, que têm uma visão muito mais apurada, veriam a televisão como um conjunto de imagens que piscam rapidamente.

Os sons também fazem a diferença. Existem músicas e comerciais de produtos voltados para cães com frequências sonoras que podem ser captadas somente pelos ouvidos caninos, como acontece com os conhecidos apitos para cães. Algo semelhante acontece também com os gatos, o tutor pode facilmente colocar vídeos com outros gatos miando e fazendo variados sons que os bichanos imediatamente irão reagir aos sons que estiverem ouvindo.

Os animais de estimação podem sim assistir TV e se interessarem pelo que está passando na tela, porém, eles não darão atenção por tanto tempo, como as pessoas fazem ao ver um filme.

Leia mais em BNews Pet:

Cachorro viraliza após ser abandonado porque filho dos donos não quis fazer lição de casa
Conheça a raça de cachorro que não late
Gato cai de prédio, deixa idoso desacordado e é encurralado pelo cachorro dele; veja vídeo

Acompanhe o BNews PET também no Instagram

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp