BNews Pet

Seu cachorro pula em todo mundo? Descubra métodos para evitar

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Além de métodos, a educação do seu cãozinho requer calma e tranquilidade  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 19/06/2022, às 17h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um pequeno cachorrinho se agarrando a barra da calça ou pulando atrapalhado entre as pessoas é uma imagem bem confortante. E quando se cachorrinho se torna um grandão, o que fazer? 

De acordo com a treinadora de cães alemã, Susanne Endler, cachorros pulando pode ser apenas um sinal se insegurança ou até mesmo uma ação provocativa.  Endler diz que o hábito pode começar a ser evitado com o tutor criando hábitos de recompensas. A cada pulo em menor altura, o cãozinho deve ganhar uma recompensa. 

Leia também: Casal se separa, divide guarda de cachorro e surpreende web com valor de pensão: “Tá melhor que eu”; assista

Já Melanie Lippisch, uma treinadora de cães online da DogsTV, diz que os filhotes costumam pular em seus humanos porque querem chegar perto de seus rostos. “Na verdade é um gesto de amizade, pois os filhotes sempre tendem a procurar se aproximar do focinho de suas mães”, diz.

Contudo, as especialistas concordam que o tutor não deve motivar pulos dos animais de estimação, mesmo que considerem algo fofo. Lippisch acrescenta ainda que toda vez que o cachorro tentar pular, o tutor deve empurrar o cãozinho para baixo e quando ele tiver com as quatro patas no chão, deve o tutor elogiar e fazer carinho.

Mas se seu cão não é mais filhote, não se desespere! O hábito pode ser treinado. Mas criar a situação de recompensa sempre será a melhor escolha. "Os cães fazem coisas das quais esperam um benefício", explica Melanie Lippisch. 

Alguns métodos

A adestradora recomenda que quando o cãozinho tentar pular, o adestrador deve ter puxar as patas dianteras. Ela explica que cães não gostam de ficar em pé sozinhos nas patas traseiras. "O importante é manter a calma, não falar com o cachorro e, claro, não repreendê-lo.

Outra situação é afastar o cão enquanto ele tenta pular. "Você pode colocar as mãos como um escudo, na altura da barriga e assim bloquear o progesso". Ela alerta para não afastar o cão violentamente.  A maioria dos cães, afirma Lippisch, são rápidos em entender e muitas vezes mudam comportamentos indesejáveis ​​em poucos dias.

Como terceira opção, especialmente indicada para cães menores, Lippisch recomenda jogar dois ou três pedaços de comida no chão da sala ao entrar para distrair o cão. Se o cão continuar a pular depois de comer, tente os dois primeiros métodos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp