BNews Pet

Seu pet gosta de assistir TV? Especialista explica sobre os riscos e cuidados com a visão do seu animal

Sabrinasfotos por Pixabay/ Anja por Pixabay
Alguns tutores acreditam que seus pets gostam de assistir TV  |   Bnews - Divulgação Sabrinasfotos por Pixabay/ Anja por Pixabay
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 10/12/2022, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

Nas redes sociais, diversos tutores compartilham alguns "flagrantes" de seus pets assistindo televisão, e isso acaba surpreendendo os internautas que olham essas imagens. Para esclarecer esse comportamento e explicar os riscos para a visão dos animais, a especialista e doutora em oftalmologia veterinária e Coordenadora Chefe da Pupilavet, Camila Balthazar, deu algumas orientações e dicas para as mamães e papais de bichos. 

@noseotheozin @DOGTV ♬ som original - noseotheozin


Para esclarecer melhor, Balthazar esclarece que os pets não se apegam às TV's como os humanos. "Assistir televisão, para os pets, eles não prestam atenção. Às vezes, eles observam o movimento da tela, algo desse tipo. Mas assim, não é um hábito que, eu acredito, vai ser inserido para os animais", explicou.


A especialista deixa claro que acredita que essa situação dos animais serem vistos assistindo algo, é mais porque os tutores querem atribuir um interesse humano aos seus pets.


Visão e cuidados com o pet


Para entender melhor como cuidar dos olhinhos do seu companheiro, é importante entender que a visão dos animais é diferente da dos humanos, e a oftalmologista explica o porquê disso. "Na realidade, a visão é de acordo com a espécie. Então, a visão dos humanos é diferente da dos pets, como é diferente da dos cães, como é diferente da das aves. Porque a visão está relacionada ao ambiente que esses animais estão inseridos", falou. 


Então, para saber se o seu animal está enxergando como deveria, é indicado que o tutor faça um acompanhamento em um especialista oftalmológico, desde quando o pet nasceu, principalmente se for Shih-tzu, Buldogue Francês e Pug, já que acontecem mudanças oculares frequentes em sua vida. "Então quando a gente faz um acompanhamento preventivo, logo nos primeiros anos de vida, e fazendo um acompanhamento anual, com certeza vai manter a qualidade da visão desses pets por mais tempo".


Assim como os humanos, os pets também podem possuir um certo ressecamento nos olhos. No entanto, a veterinária explica como o tutor deve proceder quando o animal apresentar esse problema. "A gente precisa investigar qual é a origem desse ressecamento. Pode ser desde uma doença sistêmica, que pode estar comprometendo a produção de lágrima, como uma doença inerente ao olho, que está ali também interferindo nessa produção. Então, antes de aplicar qualquer lubrificante ou colírio, primeiro precisa passar por uma avaliação oftálmica para ter um diagnóstico, e assim tratar da melhor forma. 


Em caso de risco de outros incômodos, Balthazar explica que o tutor deve se atentar a isso e buscar um especialista para evitar riscos maiores à visão do animal.

Seu bicho no BNEWS PET

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp