BNews Pet

Tem piscina em casa? Confira todos os cuidados necessários para se divertir com o seu pet

shutterstock
Alguns cuidados na piscina são indispensáveis para preservar a vida e a integridade do seu melhor amigo  |   Bnews - Divulgação shutterstock

Publicado em 20/12/2021, às 14h30   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Algumas raças de cachorro adoram nadar, e além de ser um exercício saudável, pode ser uma brincadeira muito divertida. Porém, alguns cuidados são indispensáveis para preservar a vida e a integridade do seu pet. Para saber algumas dicas e pontos de atenção para você curtir um dia sem preocupações com o cachorro na piscina, o BNews conversou com a médica-veterinária Fernanda Santos.

Segundo a especialista, o pet nunca deve ser jogado diretamente na água. A veterinária explicou que os tutores devem respeitar o ritmo deles. Se possível, o tutor pode entrar com ele para deixá-lo ainda mais seguro e tranquilo. "Não o force, nunca. Alguns cachorros não gostam de nadar e o ideal é que, após uma ou duas tentativas, ele expresse se está à vontade e gosta daquilo ou se quer parar. Se ele quiser parar, nada de tentar outra vez", ressaltou.

Fernanda reforçou que o cão não pode permanecer sozinho na piscina. "O animal pode ter uma cãibra ou ter dificuldades de sair da água, podendo se afogar". Ela ainda pontuou que acessórios como boias e coletes podem ajudar o seu pet a nadar e ficar sempre visível.

Além disso, outro ponto de atenção é a proteção do pet contra a radiação UV. A veterinária lembra do filtro solar veterinário, que deve ser aplicado nas áreas com menos pelos, como no focinho, orelhas, na linha da coluna, na barriga e ao redor dos olhos. "Dê preferência aos filtros específicos para cachorro, que não possuem nenhum ingrediente tóxico para eles".

Leia também:
Amigos e rivais: cachorro e gato divertem internet em “confronto”
Cachorro independente compra própria comida e surpreende tutora; assista

Ela ainda lembrou de proteger as orelhas do cão para que não entre água. Ao fim do dia, verifique se o local está seco e, se não estiver, retire toda a água cuidadosamente, com a ajuda de um algodão. Essa prática evitará fungos e doenças inflamatórias no ouvido do amigo de quatro patas.

Mesmo após sair da piscina, os cuidados ainda devem prevalecer. Para retirar todo o cloro da pelagem e garantir que ele esteja limpinho livre de qualquer impureza que pode ter prendido no pelo, dê um banho com shampoo e condicionador no seu pet.

"Utilize um shampoo especial para cães e aproveite para passar o condicionador, pois os químicos da piscina podem danificar a pelagem do pet. Não esqueça de desembaraçar nós que podem ter se formado enquanto o cachorro nadava", explicou.

Além disso, o tutor não deve permitir que o animal beba água da piscina, assim como com os humanos, a água com cloro faz mal para cachorro. O cloro pode causar enjoo, diarreia e dores abdominais no animal.

Por fim, para evitar o cachorro na piscina em momentos inapropriados o ideal é colocar uma rede de proteção, evitando acidentes com o pet e que ele se jogue toda hora na água.

Nem todos os cães nadam

Apesar de existir até um estilo na natação chamado "cachorrinho", que imita o nado desse animal, nem todos os cães sabem mesmo nadar e outros, nem sequer podem nadar sem o uso do colete. Cães braquicefálicos, Buldogue Inglês, Basset Hound, Maltês, Pequinês, Pug, Chow Chow e Shih Tzu tendem a afundar na água.

Por outro lado, cães como Golden Retriever e Labrador adoram água e eram historicamente usados para caçar mergulhando.

Agora, que você já sabe como tornar esse a brincadeira na piscina mais segura, confira outros conteúdos aqui, no Bnews Pet.

Leia Mais:

Cachorro "unicórnio" vira sensação na internet por ter só uma orelha; confira
Cachorro salva vida de tutor em incêndio: ‘Devo minha vida a ele’

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp