BNews Pet

Você sabe o que é gatificação? Especialista explica benefícios para os felinos

Divulgação/ Pidan
Os gatos gostam de ter lugares altos para se divertirem  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Pidan
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

[email protected]

Publicado em 17/02/2023, às 15h00


FacebookTwitterWhatsApp

A criação de pets é bastante comum no Brasil. O que poucos sabem é quais atitudes devem ser tomadas a fim de criar um ambiente mais favorável aos animais. No caso dos gatos, a adaptação do ambiente gera um respeito maior pelos instintos e individualidades da espécie.

Gatos domésticos, em especial os que vivem em apartamentos, não costumam gastar muita energia, dessa forma, oferecer tudo o que eles precisam dentro deste ambiente doméstico é fundamental para seu bem-estar. Brinquedos pequenos como ratinhos, bolinhas e varinhas que os estimulam a pular e a “caçar” são ótimos para qualidade de vida, queima de calorias e melhora a conexão com seus tutores.

“Arranhar é uma característica típica dos felinos. Dessa forma, o pet marca território e libera feromônios pelos coxins, popularmente conhecidos como as ‘almofadinhas’ das patas”, destacou Jade Petronilho, médica-veterinária e Coordenadora de Conteúdo da Petlove.

Gatificação é verticalizar a casa, elevar o ambiente do pet:"Os gatos são animais semiarborículas, ou seja, tendem a ficar em locais mais altos, que garantem mais segurança para eles e, ao mesmo tempo permite que tenham um controle maior sobre tudo o que acontece no ambiente, literalmente ‘vendo tudo de cima’, por isso precisam que o mesmo seja replicado dentro de casa. Isso pode ser feito com prateleiras, caminhas suspensas, nichos, entre outros organizados de maneira segura", salientou Petronilho.

Toucas, casinhas e até mesmo a bolsa ou caixa de transporte também são muito bem-vindas para as horas de descanso dos felinos. Segundo a médica-veterinária da Petlove, habituar os gatos com a caixa pode ser uma boa ideia para outras situações. "Quando o gato associa a bolsa ou caixinha de transporte a algo positivo, como seu local de descanso, ele tende a aceitar melhor idas e vindas de sua casa naquele acessório, sem o estresse comumente gerado em gatos que só têm acesso, por exemplo, quando precisa ir ao médico-veterinário", comentou Jade.

No caso de ausência do tutor, por períodos maiores do que o habitual, pode ser necessária a contratação de serviços e cuidados com pet. Os gatos podem preferir o atendimento na própria casa, já que não costumam ter grandes afeições por mudanças, para isso um cat sitter pode ser chamado, é um profissional que pode ir até a casa do tutor para atender as necessidades de seu pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp