BNews Pet

Vovozinho pet: Conheça Bobi, o cachorro mais velho de todos os tempos

Divulgação / Guinness
O vovozinho pet é da raça rafeiro-do-Alentejo e vive em uma aldeia rural de Portugal  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Guinness

Publicado em 04/02/2023, às 10h31   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Bobi é um cachorro da raça rafeiro-do-Alentejo e é considerado o cão mais velho de todos os tempos, segundo o Guinness World Records. Ele tem 30 anos e 268 dias. O pet vive em uma aldeia rural de Portugal e quebrou o recorde de quase um século de Bluey, um cão pastor australiano que viveu 29 anos e 5 meses.

Leonel Costa é o cuidador do cachorro e, segundo ele, um dos fatores para a longevidade de Bobi é o ambiente calmo em que ele vive. Bobi, o qual é descrito como “muito sociável, nunca esteve preso a uma coleira e sempre gostou de passear livremente por florestas e fazendas que cercam a casa da família.  

Devido à idade, a mobilidade do doguinho está reduzida. Ele passa a grande parte dos dias no quintal da casa onde mora com quatro gatos da família. Além disso, outro impacto que veio com o tempo foi a piora na visão. De acordo com o tutor de Bobi tem, ele tem esbarrado frequentemente em obstáculos ao caminhar.

Em 2018, ele foi hospitalizado após desmaiar por causa de dificuldade respiratória. De lá para cá, as consultas veterinárias têm sido regulares e os exames mostram que Bobi está bem considerando a idade avançada.

Cuidados

Bobi bebe cerca de 1 litro de água por dia e costuma comer "comida humana". “Entre uma lata de ração ou um pedaço de carne, Bobi não hesita e escolhe a nossa comida", contou Leonel. Para evitar que o animal passe mal com a alimentação, o tutor deixa a comida de molho na água para retirar a concentração de temperos.

Recorde anterior

Recordista anterior, Bluey morreu com 29 anos e 5 meses, em 14 de novembro de 1939. Ele ocupava o posto de cão mais velho de todos os tempos. Já o título de cachorro mais velho vivo pertencia ao Spike, de 23 anos - o recorde foi batido por Bobi após duas semanas do anúncio do Guinness.

Veja mais uma foto do Bobi:

cachorro
Divulgação/Guinness

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp