BNews Nordeste

Três pré-candidatos ao Governo de Sergipe estão entre os 100 mais influentes do Congresso

Geraldo Magela/Agência Senado
Bnews - Divulgação Geraldo Magela/Agência Senado

Publicado em 27/08/2021, às 20h06   Victor Pinto e Adelia Felix


FacebookTwitterWhatsApp

Três pré-candidatos ao Governo de Sergipe compõem o ranking “Os Cabeças do Congresso”, elaborado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), e divulgado nesta sexta-feira (27). Entre os 100 senadores e deputados federais mais influentes de todo o país estão os senadores Alessandro Vieira (Cidadania) e Rogério Carvalho (PT), e o deputado federal Laércio Oliveira (PP).

Atualmente, Alessandro e Rogério, embora caminhem em grupos políticos opostos, têm se destacado nos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, também chamada de CPI da Pandemia. Já o deputado Laércio, que articulou em alguns momentos a agenda do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para o estado sergipano, teve destaque pela aprovação do Projeto de Lei 4.476/2020, que instituiu a Nova Lei do Gás. O sergipano foi o relator do texto já sancionado em abril deste ano.


Leia também
> ‘Dentro do PT está 100% pacificado’, diz Rogério sobre disputa pelo Governo de Sergipe
> 'Cena ridícula e palanque eletrônico político', diz deputado Laércio Oliveira sobre a CPI da Covid
> Eu acredito que Jair Bolsonaro possivelmente tentaria um golpe, diz Alessandro Vieira

Na classificação, o Diap adota critérios qualitativos e quantitativos, que incluem aspectos institucionais, de reputação e de decisão, a partir de postos ocupados, capacidade de negociação e liderança. O projeto baseia-se nesses critérios, a equipe do departamento faz entrevistas com parlamentares, assessores legislativos, cientistas e analistas políticos e jornalistas, além de levantamentos relacionados a projetos apresentados e a discursos proferidos. São considerados ainda resultados de votações, relatorias, intervenções nos debates, frequência de citações na imprensa, análise dos perfis e grupos de atuação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp