BNews Nordeste

Petrobras deve iniciar exploração no litoral sergipano em 2026

Ascom / Sedetec
Confirmação da exploração é positiva para Sergipe, afirma superintendente da Sedetec  |   Bnews - Divulgação Ascom / Sedetec

Publicado em 26/11/2021, às 20h04   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Petrobras confirmou que o início da produção de petróleo e gás no litoral sergipano, no âmbito no projeto Sergipe Águas Profundas (Seap), terá início em 2026. A informação foi anunciada nesta sexta-feira (26), durante o webcast realizado pela companhia em seu planejamento estratégico 2022-2026.

O projeto planeja a instalação de uma plataforma de exploração com capacidade de extração de 120 mil barris diários, além da implantação de um sistema de escoamento de gás.

João Henrique Rittershaussen, diretor executivo de Desenvolvimento da Produção, explicou: “Estamos com Seap 1 previsto para entrar em operação em 2026. Com isso, estamos viabilizando uma nova fronteira de desenvolvimento da produção de óleo e gás. Temos um óleo de excelente qualidade, sem contaminantes. Nesse reservatório, temos lâminas d’água acima de 2.400 m, que vão provar que temos um novo desenvolvimento tecnológico para poder implantar esses projetos”. 

Leia Mais:

Interventora do Hospital Cirurgia fala sobre polêmica dos R$58 milhões em repasses atrasados
STJ decide que Justiça Federal em Sergipe vai julgar ações sobre derramamento de óleo em praias

Rittershaussen falou também sobre a contratação da Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência (FPSO) que irá operar em Sergipe. “O FPSO Seap já está em fase de contratação. Estamos usando um novo modelo de contratação, que é o BOT (Build Operate Transfer), e o Seap 2 está em fase de planejamento. Este primeiro óleo está fora do horizonte do planejamento estratégico, estamos com a fase de planejamento bem acelerada”, comentou.

Marcelo Menezes, superintendente executivo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), salientou que as operações da Petrobras é uma ação benéfica ao estado e aponta bons rumos num futuro próximo. Ele disse: “O início da produção em águas profundas em 2026 define um novo momento para o setor, mobilizando toda a cadeia produtiva e criando um novo cenário de desenvolvimento para o estado”. 

Leia Também:

Homem é preso após manter companheira grávida em cárcere privado
Audiência por vaga na Alese entre Podemos e deputada é realizada nesta sexta-feira
Belivaldo Chagas diz que só irá discutir sobre sucessão em dezembro: “Quem tiver com pressa, se lance”

Acompanhe o BNews Sergipe também no Instagram

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp