BNews Nordeste

Cheia no Rio São Francisco inunda casas e restaurantes em Sergipe e deixa 14 municípios em alerta

Divulgação/Governo de Sergipe
Aumento do nível do Rio São Francisco começou no dia 12 de janeiro de 2022  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Governo de Sergipe

Publicado em 21/01/2022, às 18h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Alguns municípios segipanos já sentem a elevação das águas por causa das alterações de vazão e das condições de cheia do Rio São Francisco. Casas, bares e restaurantes da Prainha da Adutora do município de Telha, região do baixo São Francisco, já foram inundadas devido a essa situação. O aumento do nível do rio começou no dia 12 de janeiro e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que autoridades já foram alertadas sobre o fato.

O alerta também é válido para alguns municípios da Bahia e de Alagoas, localizadas no Baixo e Submédio São Francisco. A Chesf ressaltou que a Hidrelétrica de Xingó, localizada na divisa entre Sergipe e Alagoas, poderá atingir o seu maior patamar desde 2009.

Leia Mais:

Motorista de aplicativo é resgatado de porta-malas de veículo após assalto
Governo de Sergipe inicia revitalização do Parque dos Cajueiros

A prefeitura de Telha explicou que os donos de residências, bares e restaurantes já haviam sido notificados sob o risco de inundação na localidade. O município assegurou que está dando total assistência para retirada de utensílios e maquinários dos comerciantes que estão instalados na região e que estão acompanhando todo o processo de enchente do Rio.

Segundo a prefeitura, nesta sexta-feira (21), o local se encontra alagado com a vazão em 3.000m3/s, mas a previsão para os próximos dias é de 4.000m3/s.

Cheia em Rio São Francisco inunda casas e restaurante em Sergipe e deixa 14 municípios em alerta

Aumento do nível do Rio São Francisco começou no dia 12 de janeiro de 2022

Confira as cidades ribeirinhas já contatadas pela Chesf:

Baixo São Francisco:

– Penedo-AL
– Pão de Açúcar-AL
– Belo Monte – AL
– Olho D’Água do Casado-AL
– Porto Real do Colégio-AL
– Piaçabuçu-AL
– Piranhas-AL
– São Brás-AL
– Igreja Nova – AL
– Traipu – AL
– Propriá – SE
– Amparo do São Francisco – SE
– Brejo Grande – SE
– Canhoba – SE
– Canindé do São Francisco – SE
– Gararu – SE
– Ilha das Flores – SE
– Monte Alegre de Sergipe – SE
– Nossa Senhora de Lourdes – SE
– Nossa Senhora da Glória -S E
– Neópolis – SE
– Poço Redondo – SE
– Porto da Folha – SE
– Telha – SE

Submédio São Francisco:

– Petrolina – PE
– Belém do São Francisco – PE
– Cabrobó – PE
– Floresta – PE
– Lagoa Grande – PE
– Santa Maria da Boa Vista – PE
– Juazeiro – BA
– Curaçá – BA
– Paulo Afonso – BA

O Governo de Sergipe explicou que o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) junto à uma equipe técnica do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e o Grupamento Tático Aéreo (GTA) sobrevoaram todo o curso do Rio São Francisco em território sergipano, para fiscalizar e monitorar o impacto das cheias nos municípios ribeirinhos.

A gerente de planejamento e gestão de risco do Depec, Capitã Emanuela Cruz, disse que "desde o primeiro dia do aumento da vazão que o Depec vem realizando uma estratégia de ações preventivas fornecendo suporte às prefeituras e Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil, bem como alertando as comunidades ribeirinhas, sobretudo àquelas que possuem residências próximas ao leito do rio e criação de animais nas croas e ilhotas em seu curso, para que desocupassem as casas e os transferissem para um local seguro, a fim de evitar transtornos maiores”.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp