BNews TV

Junho Verde: Presidente do Ibrades e sócia-diretora da Hesg explicam como agenda ESG pode auxiliar empresas

Reprodução/BNewsTV
Georges Humbert e Mirela Humbert concederam entrevista ao BNews durante o projeto Junho Verde, nesta quarta-feira (14)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/BNewsTV
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 15/06/2023, às 18h12


FacebookTwitterWhatsApp

A agenda ESG, que trata sobre meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa, já é uma realidade dentro das empresas de todo mundo. Por outro lado, o que pouco se sabe é sobre a importância da implementação dos três pilares (ambiental, social e governança) nas corporações, para um melhor funcionamento destas. Para comentar sobre o assunto, o BNews recebeu, nesta quarta-feira (14), durante o projeto Junho Verde 2023, o presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade (Ibrades), Georges Humbert, e a sócia-diretora da Hesg, Mirela Humbert.

Para a também diretora administrativa do Ibrades, a agenda ESG, quando implementada, tende a gerar benefícios para toda a sociedade. “Quanto mais o ESG prospera, mais os empresários ganham, mais a sociedade ganha, mais o meio ambiente ganha, e tudo vai fluindo”, destacou Mirela.

“Um gestor funciona como um espelho para as pessoas de uma empresa. Então, se o gestor faz bem [o trabalho], a empresa vai agir bem, os funcionários vão agir bem, a governança vai fluir de uma maneira mais fluente, cada vez melhor, e vai ser uma coisa orgânica”, pontuou a sócia-diretora da Hesg, uma empresa especializada em consultoria ESG.

Já o também advogado e pós-doutor em direito e sustentabilidade, Georges Humbert, destacou os interesses econômicos que perpassam pela agenda. “O ESG acaba sendo a monetização de três pilares que já estavam colocados como obrigatórios para determinadas condições de funcionamento e que se potencializam também como vetores de geração de riquezas, para a métrica, inclusive, do valor das ações em bolsa. Hoje há a bolsa tradicional e a bolsa ESG”, aponta.

“Sobretudo, se percebeu que quando uma empresa está num ambiente em que ela trata melhor o ecossistema, esse ecossistema vai devolver para ela condições melhores de funcionamento”, considerou o presidente do Ibrades. “Todo mundo fica feliz e a empresa funciona melhor, dá mais resultados. E quando você tem governança, você impede que haja práticas irregulares, ilícitas, que vez ou outra vêm à luz e acabam em escândalos que resultam na perda do valor da empresa”, complementou.

Assista entrevista na íntegra:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp