BNews TV

Se7e da Matina: ViaBahia ameaça mais de 800 famílias de despejo no Subúrbio Ferroviário de Salvador

Reprodução / BNewsTV
Segundo Antônio Alves, morador da comunidade há quase 7 anos, a população local foi pega de surpresa e não sabiam o que fazer  |   Bnews - Divulgação Reprodução / BNewsTV
Bruno Guena

por Bruno Guena

[email protected]

Publicado em 24/08/2023, às 14h00


FacebookTwitterWhatsApp

A ViaBahia Concessionária de Rodovias, responsável pela administração de 680 km's dentro do estado da Bahia vem "tirando o sono" de mais de 800 famílias que moram entre as BA's 526 a 528, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Isso porque, a instituição abriu um processo, ameaçando os moradores de despejo.

Na manhã desta quinta-feira (24), o repórter Bruno Guena, do programa Se7e da Matina, da BNewsTV, esteve no local para ouvir os moradores.

Segundo Antônio Alves, morador da comunidade há quase 7 anos, a população local foi pega de surpresa e não sabiam o que fazer. "A ViaBahia pegou todo mundo de surpresa, ela colocou os processos em Varas individuais, para que recebessem em casa. Quandos os moradores receberam as intimações, não sabiam o que fazer. A partir disso, fizemos um grupo, nos reunimos. Neste momento as pessoas descobriram que estavam sendo processadas", disse ele.

"São dois processos, um na Justiça Federal e outro na Estadual. Buscamos uma defensora pública do estado para orientar. A dificuldade maior é que a maioria das pessoas não tem conhecimento, nem acesso à internet. Passamos uma tarde para pegar os cadastros e identificar as origens dos processos de cada morador. Além disso, reunimos um grupo de advogados para tirar dúvidas das famílias que receberam a intimação", afirmou Priscilla Paixão, que mora na região há 28 anos.

Além dos processos, a população reclama também dos buracos nas pistas que causam acidentes, assaltos e quebra de veículos que precisam passar pelo local. A falta de iluminação e as condições precárias das comunidades fazem parte do dia a dia de quem mora entre as margens das BA's 526 a 528.

No total, são seis comunidades e mais de 800 famílias que fazem parte desta região.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp