BNews TV

Setembro Amarelo: Especialista fala sobre causas, sintomas e prevenção do surto psicótico; assista

Reprodução / BNewsTV
Suicídio é um assunto delicado, mas precisa ser abordado para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda  |   Bnews - Divulgação Reprodução / BNewsTV

Publicado em 23/09/2023, às 20h23 - Atualizado em 24/09/2023, às 12h28   Pauliane Araújo e Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio. O assunto é delicado, mas precisa ser abordado para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda.

Nesta semana, um vídeo chocante viralizou nas redes sociais. Uma mulher aparece gritando de forma incompreensia, em frente à Base Naval, em Salvador. Duas crianças estavam com ela durante o surto psicótico.

A psiquiatra e presidente da Afatom, Sandra Peu, explicou o que fazer quando encontramos com uma pessoa em surto psicótico. "Primeira coisa é se colocar em uma situação de segurança. Tendo em vista que a preservação pessoal de segurança é prioridade, a gente vai cuidar de quem é mais vulnerável. Além disso, chamar o SAMU 192", disse a especialista.

No caso do vídeo, a Marinha, responsável pela Base Naval, acionou o SAMU. Segundo a psiquiatra, o SAMU deve encaminhar crianças para o Conselho Tutelar, em situações como esta.

Ainda de acordo com a psiquiatra, o surto psicótico pode levar ao suicídio. "Quase todas as pessoas que morreram por suicídio, tinha uma doença mental. Infelizmente, isso acontece por falta de assistência médica psiquiátrica e falta de controle dessas doenças. Algumas doenças que causam suicídio podem ter o surto psicótico envolvido", afirmou Sandra Peu.

Um caso que representa um tipo surto psicótico, é o do empresário Djair, do Mato Grosso do Sul, que durante uma briga com a eposa por conta de um celular, pegou uma arma e atirou em si mesmo. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos no mundo. Dados da Associação Brasileira de Psiquiatria mostram que 32 pessoas morrem em suicídios no país, todos os dias. Principalmente adolescentes e jovens até 35 anos.

A presidente da AFATOM, associação em defesa das pessoas com transtorno mentais explica que este número é subnotificado. Muitos casos que chegam como intoxicação e outras doenças são decorrentes dessa tentativa de suicídio. Esta é uma epidemia silenciosa.

Por fim, a psiquiatra fala sobre os sinais para prevenir o suicídio. Segundo ela, é importante perguntar diretamente se a pessoa tem pensamentos suicidas.

Centro de Valorização da Vida

O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat 24 horas, todos os dias.

Ao ligar para o número 188, é possível ser atendido por um voluntário, com respeito, anonimato, que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito. Os voluntários treinados para conversar com todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp