Saúde

Setembro Amarelo: Bate-papo e websérie abordam a prevenção ao suicídio

Programação do Espaço Bom Viver inclui novo centro de atendimento em psiquiatria no Itaigara  |  CNM/Reprodução

Publicado em 06/09/2021, às 18h32   CNM/Reprodução   Redação Bnews

O Espaço Bom Viver está disponibilizando uma programação gratuita para o Setembro Amarelo, mês de combate e prevenção ao suicídio, com bate-papo virtual na quinta-feira (09), às 16h, com o tema “Setembro Amarelo: acolher é a melhor prevenção”, debatendo temas a exemplo de “Como lidar com a sobrecarga emocional? Como enfrentar o luto? Depressão tem cura?”. Ainda, no final do mês, o espaço inaugurará um centro de atendimento em psiquiatria. 

O encontro que será transmitido no Instagram do Bom Viver (@espacobomviveroficial), terá participação do diretor médico do Espaço Bom Viver, Dr. Jader Ferraz, e da psicóloga Mindier Kosminsky, coordenadora da equipe técnica. Já na sexta-feira (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, será lançada uma websérie em animação com três episódios sobre o tema.

“Por que falar sobre o suicídio?” é o primeiro deles, seguido por “Frustração: como superar a tristeza e a melancolia?” e “Compulsão: como evitar?”. “Lidar com as emoções é um desafio constante, principalmente no contexto em que confinamento, luto e estresse estão presentes. Precisamos mostrar para a sociedade que existe remédio para os transtornos mentais, mas que a atuação preventiva é fundamental. Precisamos cuidar da saúde mental”, destaca o Dr. Jader Ferraz.

Espaço Bom Viver

Pioneiro em psiquiatria na Bahia, o Espaço Bom Viver foi criado em abril de 1995 com o objetivo de acolher de forma integral e multidisciplinar os pacientes portadores de transtornos mentais e dependentes químicos. A partir de um atendimento que busca intensificar a participação da família na recuperação do paciente, o Espaço Bom Viver estimula as atividades físicas e a terapia ocupacional como recursos de reintegração.

Entre os serviços prestados pelo Espaço Bom Viver, cuja sede está instalada no Jardim Santa Mônica, no IAPI, estão: assistência clínica e psiquiátrica; terapia ocupacional com exercícios físicos, jogos, leitura e artesanato; unidade de internação integral; urgência e emergência; ambulatório; estrutura de apoio ao paciente; unidade de desintoxicação e tratamento de dependentes químicos; e Hospital Dia (inauguração em breve).

O Bom Viver Consultas carrega os mais de 25 anos de experiência do Espaço Bom Viver para atender de forma preventiva as pessoas com sofrimento emocional e tratar os portadores de transtorno mental. Entre eles, estão a depressão, o transtorno de ansiedade, o estresse pós-traumático, o transtorno bipolar e a demência. Em sete consultórios, a equipe garante o suporte integral ao desenvolvimento do processo terapêutico multidisciplinar.

Serviço

O quê: Espaço Bom Viver no Setembro Amarelo
Quando: Quinta-feira (9), às 16h; sexta-feira (10), às 16h30; terça-feira (21), às 17h e quarta-feira (29), às 17h
Onde: Instagram do Bom Viver (@espacobomviveroficial)
Gratuito

Programação:

Abertura

9/9 - Bate-papo virtual “Setembro Amarelo: acolher é a melhor prevenção”, com participação do diretor médico Jader Ferraz e da psicóloga Mindier Kosminsky

Websérie em animação:

10/9 - “Por que falar sobre o suicídio?”
21/9 - “Frustração: como superar a tristeza e a melancolia?”
29/9 - “Compulsão: como lidar?”
 

Classificação Indicativa: Livre


Tags programação suicidio bom viver psiquiatria psicologia bnews setembro amarelo