Brasil

Para conter crise, governo federal autoriza envio de Forças Armadas a Roraima 

AFP/Getty Images
Medida responde a pedidos do estado em tentativa de lidar com êxodo venezuelano, que cresce  |   Bnews - Divulgação AFP/Getty Images

Publicado em 28/08/2018, às 20h37   Redação BNews



O presidente Michel Temer (MDB) autorizou nesta terça-feira (28) a atuação das Forças Armadas em Roraima, estado que enfrenta crise migratória dos venezuelanos.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, a decisão foi tomada Em reunião com ministros no Palácio do Planalto, na qual o presidente assinou a chamada Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para que militares atuem na segurança pública.

Há duas semanas, Temer havia sinalizado a possibilidade de emprego das Forças Armadas, ao divulgar uma nota sugerindo que a medida fosse solicitada pela governadora de Roraima, Suely Campos (PP). Ela tem criticado o governo federal, argumentando que o estado não tem condições de receber mais venezuelanos.

Desde 2015, mais de 120 mil migrantes cruzaram a fronteira com o Brasil para fugir de dificuldades enfrentadas na Venezuela, onde sob o regime de Nicolás Maduro falta comida e remédios. Cerca de metade deles permanece no Brasil, quase todos em Roraima.

Campos reclama de falta de recursos para atender questões como segurança pública, saúde e educação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp