Brasil

Procurador diz que "problema da escravidão no Brasil foi porque índio não gosta de trabalhar"

Divulgação
Áudio de um trecho da conversa viralizou nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 26/11/2019, às 19h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O procurador da República Ricardo Albuquerque, do Ministério Público Estadual do Pará, afirmou durante palestra na sede da instituição que a escravidão de negros aconteceu no Brasil porque " índio não gosta de trabalhar". A frase foi dita durante a visita à Procuradoria de alunos de Direito de uma universidade privada do Pará. O áudio de um trecho da conversa viralizou nas redes sociais.

"Esse problema da escravidão aqui no Brasil foi porque o índio não gosta de trabalhar, até hoje. O índio preferia morrer do que cavar mina, do que plantar para os portugueses . O índio preferia morrer. Foi por causa disso que eles foram buscar pessoas nas tribos na África , para vir substituir a mão de obra do índio. Isso tem que ficar claro, ora!", afirmou o procurador.

Na ocasião, ele ainda afirma que vai "falar uma coisa que talvez muita gente não goste" e defende que não há "dívida nenhuma com quilombolas".

"Nenhum de nós aqui tem navio negreiro. Nenhum de nós aqui, se você for ver sua família há 200 anos atrás (sic), tenho certeza que nenhum de nós trouxe um navio cheio de pessoas da África para ser escravizadas aqui", ressaltou Albuquerque que ainda disse que políticas públicas não devem ter destinação por raça.

Em nota enviada ao jornal 'O Globo', O Ministério Público do Pará afirmou que o "áudio que está sendo veiculado tendenciosamente nas redes sociais foi divulgado fora de seu contexto". Ainda de acordo com a nota, "o assunto era o Ministério Público como instituição e não tinha como escopo a análise de etnias ou nenhum outro movimento dessa natureza".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp