Brasil

Corregedoria da PM assume guarda do 5º batalhão na Zona Norte de SP

Reprodução/TV Globo
Ninguém pode entrar ou sair do batalhão e a corregedoria assumiu a guarda  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Globo

Publicado em 25/06/2020, às 16h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O 5º Batalhão na Zona Norte de São Paulo foi cercado pela Corregedoria da Polícia Militar no início da tarde desta quinta-feira (25), após diversas denúncia anônima sobre irregularidades. Segundo informações do G1, ninguém pode entrar ou sair do batalhão e a corregedoria assumiu a guarda. 

Por meio de nota, a Corregedoria afirmou que recebeu "denúncia anônima informando sobre irregularidades no 5º BPM/M. Diante da informação, nesta data, agentes da Corregedoria desencadearam operação no local denunciado, a fim de constatar a veracidade dos fatos. Ressalta-se que o órgão corregedor realiza, rotineiramente, operações da mesma natureza em diversas unidades da Polícia Militar".

O Ministério Público participa da Operação no 5º Batalhão da PM.

Já o Tribunal de Justiça Militar, de acordo com o G1, disse que não há nenhum pedido na Justiça em relação ao 5º Batalhão. A Corregedoria, segundo o TJM, pode fazer busca e apreensão nos batalhões sem ordem judicial e só acionam a Justiça se precisarem de quebra de sigilo bancário.

Nas últimas semanas o número de pessoas mortas por PMs de batalhões das cidades da Grande São Paulo aumentou 60%, entre os meses de janeiro a abril de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019.

Em outros batalhões da capital, o aumento foi de 44%, superior aos 31% de aumento da letalidade policial no estado como um todo. Só de janeiro a abril deste ano, 98 pessoas foram mortas por policiais subordinados ao Comando de Policiamento da Capital (CPC), contra 68, em 2019. 

A reportagem publicada pelo portal aponta ainda que 291 pessoas foram mortas pelas polícias Civil e Militar em 2019 e 381, em 2020, 97% sob responsabilidade da PM: 371. O número de policiais mortos subiu de 6 para 16 no mesmo período.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp