Brasil

Pacientes com síndrome de Down surpreendem fonoaudióloga em casamento e cena viraliza; assista

Reprodução/ Instagram
A história ultrapassou as barreiras territoriais brasileiras e tem sido compartilhada mundo afora  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Instagram

Publicado em 22/10/2020, às 20h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O casamento da fonoaudióloga gaúcha Cíntia Bonfante, de Caxias do Sul, repercutiu nos principais sites do Reino Unido por um motivo emocionante: durante a cerimônia, seus pacientes com síndrome de Down a surpreenderam e entraram na igreja com as alianças. Ela não conseguiu segurar as lágrimas e a cena viralizou.

A cerimônia aconteceu em março deste ano, antes da pandemia, mas a história ultrapassou as barreiras territoriais brasileiras somente esta semana e tem sido compartilhada mundo afora. A fonoaudióloga trabalha com pessoas com deficiência há mais de oito anos e o então noivo, José Vitor Flach, decidiu organizar toda a surpresa.

"Minha família sempre foi muito de ajudar as pessoas e na época do colégio tive uma professora de religião que falava muito sobre a importância de termos empatia e ajudar os outros. Isso seguiu comigo na escolha da minha profissão e área de atuação. As pessoas com deficiência são, muitas vezes, subjugadas e até desacreditadas em relação aos seus potenciais! E eu vejo que todos temos potenciais e deficiências, portanto devemos ter os mesmos direitos e sermos tratados iguais dentro da sociedade", contou Cíntia à revista Crescer.

Ela afirmou que o seu relacionamento com os pequenos pacientes é de muito amor e dedicação. “Me coloco muito no lugar das famílias e entendo as dificuldades que eles enfrentam para ter a garantia dos direitos das pessoas com deficiência atendidos. Eu passo muito carinho pras pessoas que eu atendo para que elas possam evoluir e ultrapassar suas dificuldades, por que com amor tudo é possível", acrescentou.

Como Cíntia sempre falou que desejava ter a presença de seus pacientes na igreja, Flach armou um plano e combinou com o padre para que dissesse que não seria possível a participação, no casamento, de todas as crianças que a fonoaudióloga atendia. 

“Na época, fiquei triste e pensei que não iríamos ter como fazer. E como não temos crianças na família, eu não queria convidar mais ninguém para trazer as alianças. Então, combinamos que ele levaria as alianças no paletó e, no momento em que o padre falou para abençoar as alianças, ele ficou parado. Aí, eu apertei a mão dele como quem diz meu: 'Deus, você esqueceu!' E por isso fiquei tão emocionada! Era o meu sonho ter as crianças nesse dia! Inclusive, alguns pacientes adultos também foram assistir à cerimônia porque eu realmente tenho um vínculo forte com as pessoas que atendo", lembrou.

A tarefa do marido de Cíntia não foi fácil. Ele teve que ir atrás de cada mãe cujo filho era atendido pela fonoaudióloga e aproveitou o Facebook para conseguir chegar até elas. Depois, Flach criou um grupo no WhatsApp e organizou tudo por ali.

“Inclusive foi tomar café com uma das mães que o filho ainda não caminhava, na tentativa de conseguir um carrinho elétrico. Ele foi simplesmente sensacional! Ele tem um coração enorme e se dedicou muito para poder fazer acontecer. Isso só mostra como eu fiz a escolha certa! Ele é tudo que eu sempre quis e sei que vou ter um parceiro para vida toda", elogiou a moça.

Mãe de Celina, 3 anos, Luciana Rocha Rech, 42 anos, disse à Crescer que Cíntia não percebeu nada e a filha ficou muito feliz. “Ficamos com medo, pois, geralmente, as crianças travam e eles não tiveram nenhum treinamento. Mas eles foram impecáveis durante toda a cerimônia! E a emoção para nós, pais, é inexplicável", declarou Luciana. 

Estou emocionada com tantas mensagens lindas que estou recebendo! Nunca imaginaria a dimensão que este vídeo poderia ter e só posso agradecer: obrigada pelo carinho! Cada vez que assisto me emociono ainda mais! Eu amo demais a minha profissão e ter a oportunidade de ter algumas das crianças comigo neste dia foi inexplicável, a emoção tomou conta de mim de uma forma que eu achei que meu coração não iria aguentar! hehe Imensamente feliz com a repercussão dessse vídeo por que o meu sonho sempre foi disseminar a beleza da inclusão tanto social como escolar, e esse vídeo, sem querer, se transformou na prova viva que todos merecem equidade de oportunidades! E é isso que eu sempre batalhei! E com essa visibilidade que o vídeo está tendo estamos podendo mostrar o quanto tudo é muito mais lindo quando incluímos à todos!! Obrigada a todas as crianças e suas famílias @vivy.pires, @gislainebass, @alinepfarina, @janetemendes123, @lu.rocha.5473894, @daiana.gobbi!! Nunca vou conseguir expressar o suficiente toda a minha gratidão!! Á @equipe_caropollyeventos e @caropolly por ser tão maravilhosa e fazer tudo acontecer perfeitamente!! Nossa amiga pra vida toda agora!!! Ao @silas_abreu_fotografo e ao @joao.vicente.7161953 nossos fotógrafos que tiraram fotos de chorar também!! Isso que nem recebemos todas as fotos ainda!! Ao @cardosofilmes pelos filmes tão lindos e em especial ao meu marido @flachjose que não mede esforços para me fazer feliz!! Te amo mais que tudo no mundo!!!

Uma publicação compartilhada por Fonoaudióloga Cíntia (@fonoaudiologacintiabonfante) em

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp