Brasil
Publicado em 23/05/2021, às 17h38 Redação BNews
Um levantamento feito pela empresa Euromonitor mostrou que a pandemia tem feito o brasileiro beber mais cerveja. Com as restrições de funcionamento de bares e o medo de contágio da Covid-19, o volume total de vendas no país atingiu um nível que não era visto há anos.
De acordo com o levantamento, o volume de vendas de cerveja no Brasil em 2020 foi o maior dos últimos 6 anos, atingindo 13,3 bilhões de litros, perdendo só para 2014, ano em que o país sediou a Copa do Mundo.
Uma pesquisa feita pelo Grupo Kantar revelou que o consumo nas residências bateu um recorde histórico. O percentual de brasileiros com mais de 18 anos que bebeu cerveja dentro de casa saltou para 68,6% em 2020, ante 64,6% em 2019.
Segundo reportagem do G1, o estudo da Euromonitor revelou que o volume de vendas de cerveja no país teve um crescimento anual de 5,3% em 2020, vindo de um avanço de 3,5% em 2019. O avanço ocorreu em um ano em que o PIB tombou 4,1% e que as famílias tiveram que consumir menos por conta da crise e da queda da renda.
Com relação ao faturamento o crescimento foi ainda maior, 9,9% na comparação com 2019 – com as vendas de cerveja no varejo totalizando um mercado de R$ 184,5 bilhões, impulsionado pela maior penetração das chamadas cervejas premium, mais caras.
O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de cervejas, atrás somente da China e Estados Unidos.
Segundo a Euromonitor, por conta da pandemia o volume de vendas nos bares e restaurantes caiu 2,2%, mas foi mais do que compensando pelo salto 17,6% nas vendas do chamado "off-trade", que inclui supermercados e comércio eletrônico.
Considerando todas as bebidas alcóolicas, o volume total de vendas no país teve crescimento de 4,1% em 2020, segundo a Euromonitor, atingindo 14,4 bilhões de litros – também a maior marca desde 2014, quanto o total chegou a 15 bilhões.
Segundo a Kantar, nas classes A e B, o percentual de brasileiros adultos que beberam cerveja em casa saltou de 74,7% em 2019 para 79,7% em 2020. Na classe C, subiu de 64,9% para 68,1%, enquanto que nas classes D e E passou de 53,1% para 57,5% em 1 ano.
Ainda de acordo com reportagem do G1, Brahma e Skol permaneceram na liderança das marcas com maior volume de vendas no país em 2020. Na sequência vem a Antarctica, Itaipava e Nova Schin.
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