Brasil

Reportagem da revista Piauí sobre Marcius Melhem é censurada

Divulgação/Rede Globo
Bnews - Divulgação Divulgação/Rede Globo

Publicado em 25/08/2021, às 20h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A reportagem que a revista Piauí publicaria sobre os desdobramentos envolvendo os supostos assédios cometidos pelo humorista Marcius Melhem foi censurada pela Justiça no último dia 12.

Em dezembro de 2020, a revista publicou uma matéria que revelava relatos de mulheres que afirmam terem sido assediadas por Melhem. O ator é acusado por, pelo menos, oito mulheres.

O jornalista autor da matéria censurada contou que a Justiça foi acionada enquanto a assessoria de imprensa de Melhem negociava mais tempo para responder às perguntas enviadas pela reportagem. A juíza Tula Corrêa de Mello, da 20ª Vara Criminal da Justiça do Rio de Janeiro, acatou o pedido do humorista e determinou “a suspensão, pelo tempo que durarem as investigações, da publicação de matéria na revista piauí ou seu respectivo site”.

Em caso de descumprimento da medida judicial, a juíza estabeleceu multa de 500 mil reais, além do recolhimento dos exemplares da revista nas bancas e da remoção da reportagem do seu site. Também mandou investigar o vazamento. No direito criminal, a guarda de sigilo judicial cabe aos funcionários da Justiça e às partes envolvidas no processo, e não aos jornalistas.

O episódio revelado pela Piauí que mais chamou a atenção da opinião pública envolve a também humorista Dani Calabresa, cujos relatos incluem um ataque ocorrido no bar Vizinha 123, em Botafogo, quando seu antigo chefe tentou beijá-la à força à saída do banheiro e, com a genitália exposta, pressionou o corpo da artista contra a parede.

A nova reportagem da revista revelaria outros supostos casos de assédio cometidos por Marcius Melhem.

A Piauí está contestando a decisão judicial que submete a revista à censura.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp