Brasil

Touro de Ouro da B3 é retirado do centro de São Paulo após exigência da prefeitura

Reprodução/G1
A obra é inspirada no “touro de Wall Street”, que fica em Nova York, e representa o mercado de ações  |   Bnews - Divulgação Reprodução/G1

Publicado em 24/11/2021, às 09h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A estátua do "Touro Dourado" instalada na semana passada em frente à sede da Bolsa de Valores, no centro de São Paulo, foi retirada na noite desta terça-feira (23).

A remoção da obra ocorreu poucas horas depois da CPPU (Comissão de Proteção à Paisagem Urbana), órgão vinculado à Secretaria de Urbanismo e Licenciamento da prefeitura da capital paulista, concluir que o "Touro de Ouro" é uma peça publicitária, e por não ter obtido a autorização necessária. O placar da votação foi de cinco votos a quatro, com uma abstenção.

Segundo a CPPU, a instalação sem a devida licença infringiu os artigos 39 e 40 da Lei Cidade Limpa. O valor da multa deve ser definido pela Subprefeitura da Sé, que é responsável pela área onde o monumento está instalado.

A inauguração da estátua ocorreu no dia 16 de novembro, quando foi revelada a estátua dourada de um touro na calçada da Rua XV de Novembro. A obra é inspirada no “touro de Wall Street”, que fica em Nova York, e representa o mercado de ações.

Durante a retirada do touro, o animal foi embalado em plásticos para evitar que fosse danificado. Não foi divulgado para onde a estátua será levada.

Leia mais:

Touro de Ouro da bolsa de valores é alvo de protestos e criador da peça se defende

Touro pintado de ouro vira meme com Ibovespa em queda de quase 2%

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp