Chuva

Codesal espera uma média de 133,5 milímetros de chuva em agosto

ArquivoBNews/Vagner Souza
A expectativa é que essa chuva aconteça nos primeiros dez dias do mês e tenha uma redução gradativa a partir da segunda quinzena  |   Bnews - Divulgação ArquivoBNews/Vagner Souza

Publicado em 03/08/2020, às 18h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) espera uma precipitação média de 133,5 milímetros para a capital baiana durante esse mês de agosto. O órgão chegou a essa conclusão após reunião com pesquisadores do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, órgão vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. 

A expectativa é que essa chuva aconteça nos primeiros dez dias do mês e tenha uma redução gradativa a partir da segunda quinzena. A temperatura mínima esperada para agosto é de 19º e a máxima é de 31º. São esperadas para a noite desta segunda (3) pancadas de chuvas fracas - por vezes moderadas - em áreas da Cidade. Já na terça (4), a Codesal informa que ventos úmidos provenientes do oceano Atlântico, intensificado pela Alta Subtropical do Atlântico Sul, favorecerão chuvas fracas a moderadas a qualquer hora do dia. 

Agosto também é conhecido pela incidência de ventos mais fortes, com até 40km/h. O fenômeno ocorre por conta da Alta Subtropical do Atlântico Sul, que intensifica os ventos e o transporte de umidade para o continente. A Codesal destaca que o índice esperado para este mês é inferior ao que foi efetivamente registrado em julho - 254,4 milímetros. A estimativa era 208,6 milímetros. No mês passado, também de acordo com o órgão, oslocais mais chuvosos foram Palestina, Nova Brasília, Pirajá, Jardim Cajazeiras e Cajazeira VII.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp