Cidades

Entrega de sementes marca Semana da Consciência Negra em quilombo

Publicado em 19/11/2014, às 11h54   Redação Bocão News (Twitter:@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, foi comemorado de forma antecipada na Comunidade Quilombola Fazenda Porteiras, do município de Entre Rios, região nordeste da Bahia. As famílias que vivem no quilombo se reuniram, na terça-feira (18), numa festa para marcar o recebimento de sementes, ferramentas agrícolas, kits do Projeto Quintais Agroflorestais e máquinas agrícolas.

A entrega foi uma iniciativa da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

Há quase oito décadas morando no Quilombo Fazenda Porteiras, Gonçalo Vitalino, 79 anos, o atual presidente da Associação Quilombola da Fazenda Porteiras, fala do investimento na agricultura familiar que a comunidade passou a ter nos últimos anos.

“Tem sido um sucesso o trabalho da EBDA. Plantamos um pouco de tudo na comunidade e isso tem ajudado a manter as famílias aqui. Há dois anos que temos a DAP [Declaração de Aptidão ao Pronaf - Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar] e as coisas estão se organizando”, afirmou.

Além das famílias quilombolas já beneficiadas com as políticas públicas empreendidas por meio da EBDA, representantes do Quilombo Fazenda Gamba, também em Entre Rios, estiveram presentes para conhecer os procedimentos de inclusão e participação nos programas.

“Vimos o que a Fazenda Porteiras está conquistando e a gente veio aqui ver a possibilidade de conseguir o mesmo”, disse a moradora do Quilombo Fazenda Gamba, Maria Jane Conceição.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp