Cidades

Brumado: impasse com mineradoras revolta trabalhadores

Publicado em 05/12/2014, às 09h03   Redação Bocão News (Twitter:@bocaonews)



Em campanha salarial, os trabalhadores do setor de mineração de Brumado já realizaram várias reuniões de negociação com as empresas mineradoras sediadas na região. Segundo a categoria, apesar das tentavas de acordo, as empresas continuam alegando dificuldades financeiras para apresentar reajustes. A indefinição, no entanto, tem revoltado os trabalhadores.

O presidente do Sindicato dos Mineradores de Brumado e Microrregião, José Santana de Andrade, citou como exemplo a situação da cimenteira Itaguarana, de Ituaçu, que apresentou uma proposta de acordo bem abaixo das expectativas dos trabalhadores.

Segundo o sindicalista, os trabalhadores ainda não paralisaram as atividades em respeito à Delegacia Regional do Trabalho, que vem mediando as negociações. De acordo com informações do Sindicato, até o momento, a Magnesita apresentou como proposta apenas a reposição da inflação do período de 6,59%. A Ibar Nordeste prefere aguardar o resultado das conversas com a Magnesita para apresentar uma proposta final ao Sindmineradores.

Segundo o vice-presidente do Sindicato, Édio Pereira, a Ibar apresentou como proposta a reposição da inflação, 40% de PLR mais R$ 600 de abono. O Sindmineradores defenderá a rejeição desta proposta em assembleia. Por fim, a Xilolite agendou para o próximo dia 16 o início das negociações. As informações são do Brumado Notícias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp