Cidades

Prefeito entrega novos ônibus e anuncia mudanças no transporte de Salvador

Publicado em 30/12/2014, às 06h19   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)



O prefeito ACM Neto entregou nessa segunda-feira (29) 300 novos ônibus que, somados a outros 400 que serão entregues até o fim de janeiro, chegarão a um total de 700. A frota será identificada pelas cores azul, amarelo e verde, que representarão cada uma das três bacias determinadas na cidade. O veículos serão equipados com GPS, o que permitirá ao usuário do transporte público acompanhar pelo smartphone quanto tempo o ônibus levará para passar pelo ponto onde se encontra. 
Entre as novidades anunciadas estão os totens, equipamentos que terão a mesma função do aplicativo dos smartphones. “Esses totens, quando estiverem espalhados por toda cidade vão dar a garantia de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Não é apenas um equipamento eletrônico com informações básicas. Ele traz a precisão de quando o ônibus vai passar por aquele ponto. Isso permite que as pessoas se organizem e não fiquem esperando horas e horas”, afirmou o gestor.
Três equipamentos já foram instalados em caráter experimental na cidade, sendo um na Avenida Bonocô, outro no Rio Vermelho e o terceiro na Federação, próximo ao jornal Correio, mas que precisou ser retirado após sofrer tentativa de roubo. Segundo um integrante do alto escalão da prefeitura, o equipamento passará por avaliação e será reinstalado. 
A reportagem do Bocão News verificou in loco o funcionamento do equipamento posto na Bonocô. Embora esteja funcionando perfeitamente, com a exatidão da previsão de passagem dos ônibus pelo local, o totem não foi consultado por nenhum passageiro que se encontrava no ponto de ônibus. Inclusive, o aglomerado de pessoas se encontrava a uns 10 metros de onde o informativo eletrônico estava implantado.
Para a Estação da Lapa, Neto afirmou que a intervenção começará já no dia 12 de janeiro e as obras terão duração média de um ano. “Vamos ter uma das estações mais modernas do Brasil”, disse o gestor.
Após afirmar que a administração já conseguiu recuperar ou construir 150 abrigos de pontos de ônibus, o prefeito anunciou a pretensão para os próximos anos. “Vamos construir 150 novos abrigos a cada seis meses, isso quer dizer que vamos chegar em 2016 com todos abrigos de ônibus implantados, fruto do novo contrato de concessão”, anunciou. 
Para os rodoviários, o anúncio ficou no que tange à construção de módulos de conforto para a categoria na cidade, a exemplo de um já construído, segundo o democrata, numa praça do bairro Sieiro. 
Confira nossa galeria com fotos dos novos veículos clicando aqui.
Publicada no dia 29 de dezembro de 2014, às 13h21

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp