Cidades

Lavagem de Itapuã completa 110 anos nesta quinta-feira

Publicado em 05/02/2015, às 06h37   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Às 2h da madrugada desta quinta-feira (5) foi dada a largada para uma das mais tradicionais festas populares de Salvador, a Lavagem de Itapuã, que este ano completa 110 anos. O Bando Anunciador percorreu as ruas dos bairros convocando os moradores para assistir a queima de fogos que aconteceu às 5h para celebrar o início das comemorações com um café da manhã servido pela própria comunidade.
A partir das 10h, aproximadamente 250 baianas e 26 entidades culturais de Itapuã e adjacências saem da Avenida Otávio Mangabeira, no Coqueiral de Piatã, seguindo até a praça da igreja Dorival Caymmi, onde acontece a lavagem das escadarias e se dá a festa profana com barracas, blocos de chão e fanfarras.
Para a realização do evento, a Prefeitura do Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), ofereceu toda a infraestrutura para atender a população, com ordenamento de trânsito e de ambulantes, iluminação, banheiros públicos, além de um reforço médico nas unidades do 7º Centro de Saúde José Mariane e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Hélio Machado, que funcionarão normalmente.
A Polícia Militar também vai integrar a segurança da festa, e para isso, 590 PMs vão estar na lavagem. Sete postos de comando de área foram montados em toda extensão do evento, que compreende desde o bairro de Piatã até a Lagoa do Abaeté, além da Avenida Dorival Caymmi.
O policiamento atuará em patrulhas formadas pelo efetivo da 15ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) - unidade responsável pelo bairro de Itapuã -, além do reforço da segurança nas principais vias de acesso, corredores de tráfego e todo o entorno da festa por equipes da Rondesp, Operação Apolo, Operação Gêmeos e Esquadrão da Polícia Montada.
Já a Polícia Civil vai reforçar o efetivo da 12ª Delegacia Territorial (DT/Itapuã). Cerca de 28 policiais, entre delegados, escrivães e investigadores vão trabalhar em regime de plantão, das 8h de quinta-feira até às 8h de sexta-feira (6). O titular da 12ª DT, delegado Antônio Carlos Magalhães Santos, informou que um posto da Polícia Civil será montado na Avenida Dorival Caymmi, próximo à conhecida escultura da Sereia.
Histórico - A Lavagem de Itapuã é uma homenagem à Nossa Senhora da Conceição de Itapuã e Iemanjá. A tradição foi iniciada pelas mãos de uma antiga moradora do bairro, conhecida como Dona Niçu, e hoje é mantida por seus filhos e netos. Todos os anos, a festa reúne pescadores, baianas, ciclistas, capoeiristas e cavaleiros num misto de festa religiosa e lúdica.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp