Cidades

Prefeitura de Maracás processa IBGE e pede recontagem da população do município

Publicado em 20/02/2016, às 15h55   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura de Maracás ingressou com uma ação na Justiça contra o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), para que realize a recontagem da população do município. Segundo o blog de Marcos Frahm, o prefeito Paulo dos Anjos (PT), discorda totalmente do número de habitantes divulgados, “dando conta de que a população do município encolheu entre 2013 e 2015”.
Paulo dos Anjos revelou que estava marcada uma audiência na Justiça Federal em Salvador, para o dia 21 de janeiro, mas o IBGE passou a informação que daria um esclarecimento por escrito. No censo anterior, a população de Maracás era de 24.491 habitantes, população que segundo o IBGE foi reduzida para 23.751, uma queda de 4,9%.
Esse decréscimo populacional levou a Prefeitura de Maracás ao índice de 1.2 representando uma perda média mensal de receitas de cerca de R$ 230 mil, o que segundo Paulo dos Anjos, inviabiliza o curso normal da administração. Para o chefe do executivo o último censo populacional realizado não pesquisou todo o município, “Maracás é um dos municípios do Vale do Jiquiriçá com maior extensão territorial, uma zona rural muito grande, um elevado número de moradores vivendo em comunidades rurais, bem como em fazendas e sítios”. 
O prefeito comentou questiona o porquê de 2013 para 2014 voltou a cair, “se nós ganhamos mais 10 territórios. Quer dizer que quando o município passa a ganhar território e mais habitantes e o IBGE diminui a população de Maracás?”, contesta. O chefe do Executivo revela que o município já está sentindo a queda da receita. “Em 2010 a receita de Maracás em de 1.6, 2011 para 2012 caiu para 1.4, e agora em janeiro caiu para 1.2 o que dificulta o a manutenção de 43 escolas municipais funcionando com essa receita, o pagamento de 150 pessoas contratados através do REDA que trabalham nessas escolas”.
Segundo o gestor da cidade, a recontagem só pode ser feita em 2020, “o que nós estamos pedindo é que fique nos 25 mil habitantes até que tenha uma nova contagem porque isso não é justo’, finalizou o prefeito de Maracás.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp