Cidades

Serviço de reumatologia da Adab vai encerrar atividades em Salvador

Reprodução
Sem médicos e leitos para internamento, a unidade fundada há 25 anos já suspendeu cadastros de novos pacientes  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 04/10/2017, às 06h58   Redação BNews



Será encerrado o serviço de reumatologia do Ambulatório Docente-Assistencial da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Adab), em Salvador. 

Sem médicos e leitos para internamento, a unidade fundada há 25 anos já suspendeu cadastros de novos pacientes e anunciou que irá encerrar completamente os atendimentos em janeiro de 2018.

O médico Mittermayer Santiago, que fundou o serviço, disse ao G1 que atualmente, o atendimento feito por ele e a equipe é praticamente voluntário. Sem equipe, afirma que só conta com mais um médico para atender uma cartilha com 1.500 pacientes cadastrados.

Além da falta de equipe, Santiago revelou que a redução de leitos de internamento do SUS no Hospital Santa Izabel também dificulta o encaminhamento dos pacientes assistidos pelo ambulatório, caso necessitem de internação.

Outra situação citada como problema tem a ver com a formação de médicos especializados em reumatologia. Santiago conta que apenas um médico reumatologista é formado na Bahia por ano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp