Cidades

Escultura das Gordinhas de Ondina desaba

Reprodução / RecordTVItapoan
Pelas imagens mostradas pela Record TV Itapoan, a base não aguentou a estrutura   |   Bnews - Divulgação Reprodução / RecordTVItapoan

Publicado em 10/05/2019, às 08h51   Redação BNews



Uma das três gordinhas do monumento Meninas do Brasil, da artista plástica Eliana Kertesz, desabou na manhã desta sexta-feira (10). São três peças em bronze. Cada uma tem quase quatro metros de altura e pesa uma tonelada e meia. A gordinha que caiu é a Mariana, apontada para o continente Europeu.

A escultura famosa, localizada na entrada da avenida Adhemar de Barros, ligação da Orla de Ondina a avenida Adhemar de Barros, não resistiu a ação do tempo. Pelas imagens mostradas pela Record TV Itapoan, a base não aguentou a estrutura e pode ter caído pelos fortes ventos.

Em vistoria realizada, uma equipe comandada pela diretora de Patrimônio e Humanidades da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Milena Tavares, constatou que a estátua Mariana, que integra o conjunto Meninas do Brasil, popularmente conhecido como "As Gordinhas de Ondina", tombou em função da oxidação da estrutura de sustentação, feita de ferro.

Já foram tomadas as providências para remover a escultura do local, o que será feito ainda hoje pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), responsável também pelo reforço da estrutura. A FGM, por sua vez, vai restaurar a escultura, que sofreu arranhões em função da queda.

Atualização: 10h36

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp