Cidades

Chuvas: prefeitura de Lauro de Freitas decreta situação de emergência

Reprodução/ Instagram
A cidade está sofrendo desde a sexta-feira (10) com fortes chuvas, que acabaram causando grandes alagamentos e desabrigaram centenas de pessoas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Instagram

Publicado em 11/05/2019, às 16h56   Márcia Guimarães



A prefeita Moema Gramacho (PT) assinou, neste sábado (11), o decreto declarando situação de emergência por 90 dias para as áreas afetadas em Lauro de Freitas. A cidade está sofrendo desde a sexta-feira (10) com fortes chuvas, que acabaram causando grandes alagamentos e desabrigaram centenas de pessoas.

Segundo dados da Defesa Civil, choveu 206 milímetros em 72 horas no município, concentrados principalmente nesta madrugada.  Alguns moradores em situação de risco foram retirados em barcos. “Com isso, será necessário receber apoio do Governo Estadual e Governo Federal para atender as necessidades da população, como cestas básicas, kits dormitório, materiais de limpeza e higiene, além do bolsa aluguel. Continuamos nas ruas acompanhando de perto e somando esforços para garantir a segurança dos munícipes”, avisou a prefeita em seu perfil no Instagram.

A Lagoa da Base, um dos locais mais atingidos, teve várias ruas e casas inundadas e foi necessário o uso de bombas de sucção e um caminhão de hidrojateamento para desentupir bueiros, e abrir valas para o escoamento das águas. Itinga e Caji também foram afetados com queda de árvores e de muro, e alagamento de vias. 

No bairro do Caji e na rua do Jockei, o Corpo de Bombeiros fez o resgate de famílias ilhadas, mas alguns moradores preferiram continuar no imóvel, mesmo com o alerta de risco, segundo a prefeitura.

Na Estrada do Coco, as águas do Rio Ipitanga cobriram a ponte e a via foi interditada por agentes da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) no sentido litoral e o fluxo de veículos foi desviado para ruas próximas gerando um grande congestionamento. A Secretaria recomendou que os motoristas utilizem a Via Metropolitana.

Matéria Relacionada:

Lauro de Freitas pode decretar situação de emergência após temporal; moradores são resgatados com barcos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp