Cidades

Preocupa aumento casos de suicídio em Paulo Afonso; veja como ajudar

Divulgação / PRF
Na segunda-feira, uma jovem foi impedida por agentes da PRF de se jogar da ponte  |   Bnews - Divulgação Divulgação / PRF

Publicado em 04/10/2019, às 07h17   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O município de Paulo Afonso, no Vale São-Franciscano da Bahia, registra um índice preocupante de jovens que tiraram a própria vida nos últimos dias. Os casos estão ocorrendo na ponte Dom Pedro II, considerado um cartão-postal da região. Somente em junho, foram registrados quatro casos. Na segunda-feira (30), uma jovem de 21 anos foi impedida por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de se jogar da ponte às margens da BR-110.

De acordo com a PRF, os policiais realizavam patrulhamento de rotina, quando avistaram a jovem caminhando às margens da via. Segundo os agentes, ela estava visivelmente desorientada e cabisbaixa. A equipe passou a acompanhar os passos da moça, que seguiu em direção a cabeceira da ponte. 

A garota contou que a morte do irmão a deixou bastante deprimida e desanimada. Após conversas, os policiais conseguiram convencê-la a desistir e a levaram com segurança de volta à residência de seus familiares.

De acordo com a prefeitura, profissionais nas Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social realizam acompanhamento especializado, com pessoas que apresentem sintomas de depressão ou doenças que afetem o sistema mental.

Os órgãos que atuam no atendimento são o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), Centro de Atenção Psicossocial II e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), com cinco psicólogos, além de mais dois profissionais que atendem no Centro de Especialidades Médicas. Também é disponibilizado um psiquiatra para acompanhamento dos casos mais severos, além de medicação necessária.

Além disso, quem precisa de ajuda pode contar com Centros de Valorização da Vida (CVV), que realizam apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas, sob total sigilo e por telefone, através do número 188, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp