Cidades

Procon autuou 14 estabelecimentos em Salvador durante a Black Friday

Valter Campanato/Agência Brasil
O objetivo da operação foi coibir práticas fraudulentas, falsos descontos na precificação e mercadorias expostas sem preço visível  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 03/12/2019, às 11h58   Redação BNews


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A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) encerrou na última sexta-feira (29), após um mês de fiscaliuzação, a Operação Black Friday. Na manhã desta terça-feira (3), o órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) divulgou o balanço da operação: 169 fornecedores fiscalizados e 14 autuados. Dos autuados, três são lojas virtuais.

O objetivo da operação foi coibir práticas fraudulentas, falsos descontos na precificação e mercadorias expostas sem preço visível, o que dificulta o acesso às informações pelo consumidor. Antes da operação, o Procon-BA realizou coleta de preços nos estabelecimentos para fazer o comparativo e identificar as possíveis irregularidades.

"Realizamos uma série de visitas aos principais centros de compra e locais de comércio de rua, em Salvador, ampliando o número de estabelecimentos fiscalizados. Aqueles que foram autuados responderão a processo administrativo e constatada a irregularidade poderão ser multados", afirmou o diretor de Fiscalização do Procon-BA, Iratan Vilas Boas.

O órgão orienta que, mesmo após as fiscalizações, os consumidores poderão acionar o Procon-BA para reclamações oriundas da Black Friday, em casos como produtos quebrados, faltando peças, descumprimento na entrega, entre outros. Em caso de irregularidade, os consumidores podem denunciar através do aplicativo Procon BA Mobile, pelo e-mail ([email protected]) ou presencialmente no posto central do órgão.

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