Cidades

Pacientes com doenças crônicas receberão medicamentos de uso contínuo em casa

Reprodução/Twitter
Apenas medicamentos que precisam de refrigeração não poderão ser entregues  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 29/05/2020, às 16h52   Redação BNews



Cerca de 5 mil pacientes com doenças crônicas residentes em Salvador e Região Metropolitana passarão a receber em casa, a partir desta sexta-feira (29), através dos Correios, os medicamentos de uso contínuo.

A iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) foi publicada no Diário Oficial.

Segundo o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a nova medida contempla pacientes cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) portadores de transplantes, insuficiência renal crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), hipertensão pulmonar e lúpus.

“A partir de hoje nossos pacientes crônicos não precisarão mais sair de casa para receber seus medicamentos. A partir de agora iremos entregar em casa e garantir mais proteção. Essa é a preocupação do governador Rui Costa contra a Covid”, disse o secretário, através das redes sociais.

O objetivo da medida é diminuir ao máximo o fluxo de pacientes crônicos nas unidades de saúde.

Em condições normais, esses medicamentos nas farmácias de quatro unidades: Hospital Ana Nery, Hospital das Clínicas (Hupes), Hospital Especializado Octávio Mangabeira (Heom) e na Farmácia Integrada de Medicamentos da Atenção Especializada (FIMAE).

Inicialmente, o projeto vai alcançar pacientes cadastrados nas unidades farmacêuticas do Hospital Ana Nery e da FIMAE. Os correios terão um prazo de 48 horas para efetivar a entrega da medicação, que é monitorada pela Sesab desde a expedição. Os medicamentos que precisam de refrigeração não poderão ser entregues.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp