Cidades

Ônibus elétrico passará por teste neste mês e fase 2 do BRT está prevista para outubro de 2022

Vagner Souza / BNews
"Precisamos destes próximos 30 dias para tomar uma decisão quanto a aquisição dos veículos", explicou o gestor nesta manhã. Circulação do veículo representa um investimento mais elevado que o ônibus convencional  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza / BNews

Publicado em 02/09/2021, às 11h12   Luiz Felipe Fernandez e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM) explicou nesta quinta-feira (2) que o ônibus elétrico, apresentado nesta manhã - e parte da campanha de emissão zero de carbono à qual o município aderiu - circulará na cidade em fase de teste ao longo do mês de setembro. Como a circulação do veículo representa um investimento mais elevado que o ônibus convencional, o equipamento passará por um período de avaliação.  

"Estamos avaliando. Vamos testar esse mês. Precisamos destes próximos 30 dias para tomar uma decisão quanto a aquisição dos veículos. Um ônibus deste leva em média aproximadamente seis meses para ficar pronto e nossa expectativa é colocar em funcionamento em fevereiro do ano que vem", explicou Reis, durante evento realizado na Estação do BRT nesta manhã. 

O prefeito reafirmou que é "ponto notório" que o sistema de transporte público no Brasil está falido, e que, em Salvador, ele se tornou ainda mais "deficitário" em virtude da pandemia da Covid-19. Reis também falou que a previsão de conclusão da segunda etapa do BRT - da Estação da Lapa ao Parque da Cidade - é outubro de 2022.
Contudo, o prefeito pontuou que eventuais atrasos podem acontecer. 

Ele destacou que as chuvas têm atrapalhado o andamento do cronograma de obras na cidade como um todo. "Levando em consideração interferências que ocorrem quando realizamos obras - com Bahiagás e Embasa, com as empresas de telefonia", acrescentou. A primeira etapa do BRT vai da Cidade Jardim até o Shopping da Bahia. Já a terceira, atualmente em execução, irá do Cidade Jardim até a orla, entrando no Parque da Cidade.  

"Vamos entregar as duas etapas do BRT, e depois vamos avançar em outras áreas, como o VRS da obra e os VRTs frontais da Orlando Gomes e da Pinto de Aguiar, como aposta. Orlando Gomes em 29 de março. A prefeitura vem mantendo entendimento com o governo do estado para a operação", concluiu.

Notícias Relacionadas

"Não há previsão de retorno", afirma Bruno Reis sobre o Domingo é Meia

"Não existe essa possibilidade", diz prefeito sobre resultado de evento-teste comprometer permanência de Isaac Edington na Saltur

Com risco de debandada do MDB, Bruno Reis prega cautela e trata sigla ainda como parceira

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp