Salvador

"Não há previsão de retorno", afirma Bruno Reis sobre o Domingo é Meia

Vagner Souza/BNews
Benefício foi suspenso em março deste ano   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 02/09/2021, às 10h30   Diego Vieira e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), afirmou que não há previsão para retorno do Domingo é Meia, que permite aos passageiros pagar metade do valor da tarifa para embarcar nos coletivos aos domingos. O anúncio da suspensão do programa foi feito pelo gestor municipal no dia 12 de março deste ano, que usou o cenário da pandemia na época como justificativa para suspender o benefício.

Durante apresentação dos ônibus elétricos que irão compor a frota do BRT, nesta quinta-feira (2), Bruno Reis disse que ainda não pode estimular que as pessoas saiam de casa aos domingos, mesmo com o funcionamento de shoppings, bares e restaurantes e abertura das praias e parques públicos da cidade.

"Não há previsão de retorno. Nós ainda não podemos estimular ainda aos finais de semana, as praias, os parques públicos. Vamos tentar, principalmente nos finais de semana, conter a circulação de pessoas e evitar aglomerações", afirma. 

Além disso, o prefeito alegou a crise no transporte público para manter a suspensão. Segundo ele, programas como o Domingo é Meia, contribuem ainda mais para o agravamento da situação econômica do setor. 

"Não posso deixar de reconhecer que existe uma crise no transporte público e que o Domingo é Meia impacta ainda mais essa conta que se agravou ainda mais com a pandemia. Com a equação da pandemia e organizando o sistema de transporte em Salvador nós vamos avaliar a questão do Domingo é Meia", alega.

O discurso de Reis está em consonância com nota emitida pela Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), nesta quarta (1º). Ao BNews, a pasta responsável pelo transporte público na capital baiana, afirmou que "benefícios que reduzem a arrecadação podem agravar ainda mais o desequilíbrio econômico do sistema, o que, em Salvador, resultaria num aumento de custos e poderia pressionar por um aumento no valor da tarifa". 

No último domingo (29), o BNews publicou uma reportagem em que mostra a insatisfação de usuários de ônibus em relação à continuidade da suspensão do benefício. 

“O Domingo é Meia está fazendo muita falta porque domingo era o dia que muitas famílias tiravam para passear. Eu mesmo usava bastante. Tinha dias que eu precisava fazer entrega das comidas, e hoje, eu tenho que pegar Uber porque se for pra pagar duas passagens inteiras, eu prefiro ir de Uber que às vezes é o mesmo valor de duas passagens ou até mais barato a depender do local”, relata a cozinheira. 

“Estão fingindo que não está acontecendo nada. Ninguém está reclamando e fazendo protestos então eles estão deixando cair no esquecimento”, completa. 

O Domingo é Meia entrou em vigor no dia 31 de março de 2013 no primeiro mandato do ex-prefeito ACM Neto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp