Cidades

População de Catu pede retorno de padre que foi obrigado a renunciar

Divulgação
O padre teria sido obrigado a renunciar, sem explicação e sem direito de defesa, deixou a cidade com ordem de despejo   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 22/09/2021, às 18h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Fiéis e populares do município de Catu, localizada a 96 Km de Salvador, iniciaram um movimento pedindo a volta do padre Fernando Silva à Paróquia Senhora Santana. A saída tida como repentina aconteceu no dia 31 de agosto. O padre teria sido obrigado a renunciar, sem explicação e sem direito de defesa, deixou a cidade com ordem de despejo. 

O grupo que pede o retorno do religioso diz que o fato em questão não foi levado ao Conselho Paroquial. Ele apresentou a renúncia junto com um pedido de perdão, no qual sequer foi ouvido pelas autoridades eclesiásticas locais.

O movimento intitulado #SomosTodosPadreFernando se iniciou nas redes sociais no dia 2 de setembro e foi abraçado pela população catuense. Na quarta-feira (9), eles enviaram à Dom Giambattista Diquattro, Núncio Apostólico do Brasil, ao Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil e a Diocese de Alagoinhas que atende a paróquia de Catu, uma carta de apoio ao Padre Fernando, solicitando um julgamento justo e seu retorno ao município.

Leia também:

Prefeito de Catu nomeia a esposa como Secretária de Desenvolvimento Social

Dupla assalta posto de gasolina em Catu; assista

De acordo com o grupo, o padre Fernando que chegou em Catu no dia 10 de janeiro, encontrou uma paróquia com pouca participação da comunidade. Lá ele democratizou o acesso as pastorais, envolvendo todas as comunidades nas atividades da igreja, organizou as coordenações de serviços (financeiro e administrativo), dando total transparência financeira da paróquia à comunidade, prestando contas na missa a cada final de mês.

Ainda segundo o grupo, essas atitudes começaram a incomodar algumas pessoas que estavam acostumados a ficar à frente das atividades e serviços da igreja. Mas de acordo com fiés, o estopim foi no Domingo do Leigo, quando após o padre consagrar a eucaristia, ele convidou duas ministras para lerem trechos da liturgia eucarística, o que não é permitido pela Liturgia da Igreja Católica. 

O padre Fernando foi intimado a deixar a cidade, no dia 31 de agosto, sem direito de ser ouvido, de se despedir dos fiéis. O grupo planeja um ato nesta quinta-feira (23), às 17h, na porta da igreja Senhora Santana, em torno da volta do pároco.

Outras matérias relacionadas a Catu:

Justiça recebe denúncia e prefeito de Catu vira réu em ação por crime de responsabilidade

Prefeitura de Catu nega demissão coletiva de médicos do Hospital Municipal


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp