Cidades

Mãe diz ter ficado 'abismada' após juiz negar benefício a filho doente para não gerar “acomodação” da família

Arquivo Pessoal
Jovem ressaltou que vai procurar a Defensoria Pública para recorrer da decisão  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 22/09/2021, às 20h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após um juiz do município baiano de Feira de Santana indeferir um benefício previdenciário para um garoto de seis anos, portador de necessidades especiais, a mãe da criança revelou, em entrevista ao BNews nesta quarta-feira (22), que ficou 'abismada' com o parecer e, acima de tudo, inconformada com a justificativa usada na sentença, na qual alegou-se que a renda poderia “dificultar o desenvolvimento do menino”, gerando uma suposta “acomodação” da família. 

"Isso é um absurdo! Meu filho é portador de megacolón congênito, que é uma dilatação do intestino grosso, precisa de um acompanhamento multidisciplinar constante. Só a gente sabe a luta que tem sido", afirmou.

Joanice da Silva Santos conta que, desde que nasceu, Ravy Santos Oliveira sofre de constipação intestinal e vivia em hospitais por conta do problema. Até que um dia, ele começou a apresentar outros sintomas e teve que ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva. "Na UTI descobrimos que ele sofre de uma doença chamada de Hirschsprunge e que precisaria passar por vários procedimentos, como dilatação do ânus, biopsia, lavagem, além do uso de PEG, que é um tratamento de alto custo" destacou. 

A técnica de enfermagem relatou que o pai da criança está desempregado e 'ajuda como pode', e que o salário mínimo que ela recebe, no valor de R$ 1.100, não dá para arcar com os custos do tratamento. "Tô tendo que fazer vários bicos, procurar coisas pra vender, faço tudo que está ao meu alcance", destaca. 

A jovem ressaltou que vai procurar a Defensoria Pública para recorrer da decisão. 'Meu filho demanda de internações frequentes em hospitais, além de medicamentos específicos. Ele precisa e tem direito a esse beneficio", frisou.  

A doença de Hirschsprung é uma anomalia congênita da inervação do intestino baixo, geralmente limitado ao cólon, resultando de obstrução parcial ou total. A longo prazo, pode evoluir com baixo peso e estatura, desnutrição calórico proteica e complicações graves como perfuração de alças intestinais, septicemia, choque séptico e óbito.

Leia também:
Polêmica: Xand Avião pede para abaixar som e retira cantor de palco; veja vídeo

Delegado da Cunha inventou prisão de chefe do PCC para programa do YouTube, diz jorna

‘Só quero o corpo da minha filha para enterrar, pois ela não é bicho’, apela mãe de jovem desaparecida em Salvador

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: 10 anos

FacebookTwitterWhatsApp